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dc.contributor.advisorGiacomoni, Claudia Hofheinzpt_BR
dc.contributor.authorRizzi, Ronaldopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-21T03:22:35Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257365pt_BR
dc.description.abstractO período de transição para a vida adulta durante a entrada no ensino superior é um momento importante no desenvolvimento humano, mas também pode ser permeado por adversidades e altos níveis de estresse na população universitária. Para lidar com essas demandas, iniciativas são necessárias para entender os efeitos do estresse e das habilidades, e procurar alternativas para lidar com eles. Uma dessas alternativas é a prática de mindfulness, que treina habilidades relacionadas à consciência e aceitação e parece ter um papel importante nas habilidades de enfrentamento. Assim, o objetivo desta Dissertação foi investigar as relações entre o mindfulness disposicional, a prática de mindfulness, o estresse e as estratégias de enfrentamento em jovens estudantes universitários brasileiros. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online, com a participação de 609 estudantes entre 18 e 29 anos. Foram observadas associações positivas entre a prática de mindfulness, especialmente a longo prazo e diária, com o uso de enfrentamentos saudáveis e menores níveis de estresse. Conclui-se que a prática de mindfulness pode ter um efeito protetivo contra o estresse e também pode ensinar e treinar habilidades pertinentes ao enfrentamento.pt_BR
dc.description.abstractThe transition period to adulthood during entry into higher education is an important moment in human development, but it can also be fraught with adversities and high levels of stress among the university population. To deal with these demands, initiatives are necessary to understand the effects of stress and skills, and to seek alternatives to cope with them. One such alternative is the practice of mindfulness, which trains skills related to awareness and acceptance and seems to play an important role in coping skills. Thus, the objective of this dissertation was to investigate the relationships between dispositional mindfulness, mindfulness practice, stress, and coping strategies in young Brazilian university students. The research was conducted through an online survey, with the participation of 609 students aged 18 to 29 years. Positive associations were observed between mindfulness practice, especially long-term and daily, and the use of healthy coping strategies and lower levels of stress. It is concluded that mindfulness practice can have a protective effect against stress and can also teach and train relevant coping skills.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMindfulnessen
dc.subjectAtenção plenapt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectAdaptation, psychologicalen
dc.subjectAdaptação psicológicapt_BR
dc.subjectHuman developmenten
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titlePrática de mindfulness, mindfulness disposicional, estresse e as estratégias de coping em estudantes universitários brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001167012pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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