A busca por atendimento em um hospital de pronto socorro
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Introdução: A percepção dos sinais e sintomas e o senso de urgência de cada um são fatores decisivos para a procura dos serviços de emergência, independente das normas estabelecidas pelas políticas e manuais de saúde institucionais, cada usuário acaba traçando sua própria rota e construindo o seu caminho. Considerando que o atendimento em um hospital de pronto socorro deve ser voltado a casos com risco iminente de vida e que a demanda de usuários com condições sensíveis à atenção básica impacta ...
Introdução: A percepção dos sinais e sintomas e o senso de urgência de cada um são fatores decisivos para a procura dos serviços de emergência, independente das normas estabelecidas pelas políticas e manuais de saúde institucionais, cada usuário acaba traçando sua própria rota e construindo o seu caminho. Considerando que o atendimento em um hospital de pronto socorro deve ser voltado a casos com risco iminente de vida e que a demanda de usuários com condições sensíveis à atenção básica impacta na qualidade do serviço prestado, bem como na rede de saúde do município, os seguintes questionamentos pautaram essa pesquisa: quais as motivações que os levam a procurar atendimento neste hospital? Qual a trajetória percorrida por estes usuários até o Serviço de Emergência? Existe vinculação desses usuários com os demais pontos da rede atenção à saúde? Objetivo: O objetivo geral desse estudo consistiu em analisar a busca de atendimento em um Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre por usuários com demandas clínicas. Método: estudo de abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 14 usuários do serviço, com demandas clínicas agudizadas, que se encaixavam em demandas respiratórias e cerebrovasculares. A composição da amostra foi intencional por meio de convite e lista de adesão, constituída por pacientes adultos, de ambos os sexos, com demandas clínicas, maiores de 18 anos. Foram realizadas entrevistas, até a saturação dos dados, obtida por meio de análises parciais, ao longo das entrevistas, utilizando a análise qualitativa proposta por Minayo. Os dados foram analisados através da taxonomia das necessidades de saúde proposta por Cecílio e Matsumoto, contemplando aspectos de uso de tecnologias, vínculo com o serviço e graus de autonomia do usuário. O projeto foi encaminhado à Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, após, à Plataforma Brasil onde foi apreciado e aprovado pelo Comitê da Ética em Pesquisa da UFRGS e do Comitê de Ética e Pesquisa em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre – CEPS/SMS-POA, sob parecer n° 2401824. Resultados: Foram identificadas duas categorias para análise - a organização da rede de saúde e os fluxos percorridos pelos usuários; e a importância do vínculo dos usuários com o serviço. Foram identificadas nas falas dos usuários o descontentamento com a Atenção Primária em Saúde devido à falta de recursos humanos e resolutividade, à utilização de clínicas populares de saúde e à importância do vínculo com os profissionais de saúde. Conclusão: Para garantir uma Atenção Primária em Saúde eficiente e resolutiva, necessita-se repensar práticas e exige-se planejamento em saúde coletiva, sensibilidade, vínculo, posicionamento crítico, reflexivo e transformador perante os desafios do serviço. ...
Abstract
Introduction: The perception of signs and symptoms and the sense of urgency of each one are decisive factors for the search for emergency services, regardless of the norms established by institutional health policies and manuals, each user ends up tracing their own route and building their own way. Considering that care in an emergency hospital should be aimed at cases with imminent risk of life and that the demand of users with conditions sensitive to primary care impacts on the quality of the ...
Introduction: The perception of signs and symptoms and the sense of urgency of each one are decisive factors for the search for emergency services, regardless of the norms established by institutional health policies and manuals, each user ends up tracing their own route and building their own way. Considering that care in an emergency hospital should be aimed at cases with imminent risk of life and that the demand of users with conditions sensitive to primary care impacts on the quality of the service provided, as well as on the health network of the municipality, the following questions guided this research: what are the motivations that lead them to seek care at this hospital? What is the path taken by these users to the Emergency Service? Is there a link between these users and the other points of the health care network? Objective: The general objective of this study was to analyze the search for care in an Emergency Hospital in Porto Alegre by users with clinical demands. Method: study with a qualitative approach, where semi-structured interviews were carried out with 14 service users, with acute clinical demands, which fit into respiratory and cerebrovascular demands. The composition of the sample was intentional through an invitation and a membership list, consisting of adult patients, of both sexes, with clinical demands, over 18 years of age. Interviews were carried out until data saturation, obtained through partial analysis, throughout the interviews, using the qualitative analysis proposed by Minayo. Data were analyzed through the taxonomy of health needs proposed by Cecílio and Matsumoto, covering aspects of technology use, link with the service and degrees of user autonomy. The project was sent to the Research Committee of the School of Nursing of the Federal University of Rio Grande do Sul and, later, to Plataforma Brasil, where it was analyzed and approved by the Research Ethics Committee of UFRGS and the Ethics and Research Committee in Health of the Federal University of Rio Grande do Sul. Federal University of Rio Grande do Sul and the Municipal Health Department of Porto Alegre – CEPS/SMS-POA, under opinion n° 2401824. Results: Two categories were identified for analysis - the organization of the health network and the flows traveled by users ; and the importance of the bond between users and the service. Dissatisfaction with Primary Health Care was identified in the users' statements due to the lack of human resources and resolution, the use of popular health clinics and the importance of the bond with health professionals. Conclusion: In order to guarantee an efficient and resolute Primary Health Care, practices need to be rethought and collective health planning, sensitivity, bonding, critical, reflective and transformative positioning are required in the face of service challenges. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9085)Saúde Coletiva (202)
Este item está licenciado na Creative Commons License