Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Teaching sequence proposal : teaching by research: can students correctly perform garbage separation in their residences?
Assunto
Resumo
Separação de lixo é um tema essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade nos dias de hoje. Isso porque saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação, a disposição e o tratamento adequado dos resíduos, que inclui reciclagem, incineração, entre outros. Poucos minutos de dedicação para a separação de lixo doméstico, hospitalar ou outro tipo de lixo podem evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente; economizar energia, matéria-prima, água e espaço de ...
Separação de lixo é um tema essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade nos dias de hoje. Isso porque saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação, a disposição e o tratamento adequado dos resíduos, que inclui reciclagem, incineração, entre outros. Poucos minutos de dedicação para a separação de lixo doméstico, hospitalar ou outro tipo de lixo podem evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente; economizar energia, matéria-prima, água e espaço de aterros e lixões; e ainda gerar renda. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática, estruturada a partir dos três momentos pedagógicos e do ensino por investigação, que permitirá ao professor avaliar o comportamento dos alunos perante a separação do lixo doméstico. A abordagem propõe estratégias didáticas que propiciem a análise e compreensão dos conhecimentos e hábitos a respeito da produção e separação de resíduos domésticos dos alunos e seus familiares e se ocorreu uma possível mudança de comportamento dos estudantes e familiares como consequência da realização das atividades propostas. Como resultado essa atividade proporciona ao professor a possibilidade de vislumbrar a evolução e possíveis mudanças de comportamento dos estudantes perante as questões de consumismo, produção de resíduos, correto descarte e reutilização de materiais, que antes seriam desperdiçados. ...
Abstract
Garbage separation is an essential theme for the development of any society nowadays. This is because knowing how to properly separate garbage is the first step towards the proper destination, disposal, and treatment of waste, which includes recycling, incineration, among others. A few minutes of dedication to sorting household, hospital or other waste can prevent significant damage to people and the environment; save energy, raw materials, water, and space in landfills and dumps; and still gen ...
Garbage separation is an essential theme for the development of any society nowadays. This is because knowing how to properly separate garbage is the first step towards the proper destination, disposal, and treatment of waste, which includes recycling, incineration, among others. A few minutes of dedication to sorting household, hospital or other waste can prevent significant damage to people and the environment; save energy, raw materials, water, and space in landfills and dumps; and still generate income. The objective of this work is to present a didactic sequence, structured from the three pedagogical moments and in the inquiry-based learning, which allows the teacher to assess the behavior of students when dealing with the separation of household waste. The approach proposes didactic strategies that provide the analysis and understanding of knowledge and habits regarding the production and separation of household waste and if there was a possible change in the behavior of students and families as a result of carrying out the proposed activities. As a result, this activity provides the teacher the possibility to see the evolution and possible changes in the behavior of students regarding issues of consumerism, waste production, correct disposal and reuse of materials that would otherwise be wasted. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
-
Ciências Biológicas (183)
Este item está licenciado na Creative Commons License