Aulas de Ciências em tempos de pandemia : realizando o experimento do DNA de frutas
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Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Science lessons in times of pandemic : performing the fruit DNA experiment
Assunto
Resumo
A presente pesquisa tem o objetivo de identificar como a experimentação expositiva do DNA (Ácido Desoxirribonucleico) de frutas pode motivar os alunos nas aulas híbridas, analisando o uso de atividades diferenciadas e verificando a aprendizagem a partir de um estudo realizado utilizando um questionário misto como pré e pós-teste. O desenvolvimento dessa pesquisa foi motivado pelo interesse em saber a possível desmotivação por parte dos alunos devido ao distanciamento social. Essa pesquisa tem c ...
A presente pesquisa tem o objetivo de identificar como a experimentação expositiva do DNA (Ácido Desoxirribonucleico) de frutas pode motivar os alunos nas aulas híbridas, analisando o uso de atividades diferenciadas e verificando a aprendizagem a partir de um estudo realizado utilizando um questionário misto como pré e pós-teste. O desenvolvimento dessa pesquisa foi motivado pelo interesse em saber a possível desmotivação por parte dos alunos devido ao distanciamento social. Essa pesquisa tem características qualitativas visando o conceito, as impressões e o ponto de vista dos participantes, e também quantitativa, trazendo indicadores e tendências que são observáveis, por meio de um questionário do tipo pré e pós teste. A atividade foi realizada com uma turma do ensino fundamental de 9º ano. A realização da prática ocorreu a partir da investigação da extração do DNA de uma fruta. Foi utilizado no experimento a banana Musa sp. Por meio das observações realizadas e nos resultados do pré e pós teste podemos ver a influência que a realização do experimento expositivo teve no desempenho dos alunos em relação a motivação e aprendizagem dos mesmos. Através do experimento expositivo em sala de aula e sem o uso de materiais específicos de um laboratório escolar de ciências, os alunos visualizaram a teoria e vivenciaram de uma forma diferente o que foi passado, contribuindo para uma melhor compreensão. ...
Abstract
The present research aims to identify how the expository experiment of the DNA (Deoxyribonucleic Acid) of fruits can motivate students in hybrid classes, analyzing the use of differentiated activities and verifying learning from a study carried out using a mixed questionnaire as a pre and post-test. The development of this research was motivated by the interest in knowing the possible demotivation on the part of students due to social distance. This research has qualitative characteristics aimi ...
The present research aims to identify how the expository experiment of the DNA (Deoxyribonucleic Acid) of fruits can motivate students in hybrid classes, analyzing the use of differentiated activities and verifying learning from a study carried out using a mixed questionnaire as a pre and post-test. The development of this research was motivated by the interest in knowing the possible demotivation on the part of students due to social distance. This research has qualitative characteristics aiming at the concept, the impressions and the point of view of the participants, as well as quantitative, since it brings indicators and trends that are observable by means of a questionnaire of the pre and post test type. The activity was carried out with a 9th grade elementary school class. The practice was based on the investigation of the extraction of DNA from a fruit. The banana Musa sp. was used in the experiment. Through the observations made and the results of the pre and post tests, we could seen the influence that the realization of the expository experiment had on the performance of students in relation to their motivation and learning. Through the expository experiment in the classroom and without the use of specific materials from a school science lab, the students visualized the theory and experienced in a different way what was passed on, contributing to a better understanding. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
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Ciências Biológicas (182)
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