Aprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidiano
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Learning differently about the chemical elements that integrate the substances of our daily life
Assunto
Resumo
Esta investigação foi de natureza qualitativa e se desenvolveu por meio da pesquisa-ação, utilizando uma sequência didática (SD) como forma de investigar possibilidades diferenciadas de ensinar conteúdos de química relacionados à tabela periódica e os seus elementos químicos. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como propostas diferenciadas de trabalho podem qualificar as aprendizagens de um grupo de estudantes do 9º ano do EF. Participaram da investigação 25 alunos das turmas pertencentes ...
Esta investigação foi de natureza qualitativa e se desenvolveu por meio da pesquisa-ação, utilizando uma sequência didática (SD) como forma de investigar possibilidades diferenciadas de ensinar conteúdos de química relacionados à tabela periódica e os seus elementos químicos. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como propostas diferenciadas de trabalho podem qualificar as aprendizagens de um grupo de estudantes do 9º ano do EF. Participaram da investigação 25 alunos das turmas pertencentes ao 9º ano do EF de uma escola pública de Porto Alegre - RS. A motivação que gerou a investigação foi a observação no cotidiano da sala de aula das dificuldades apresentadas por parte dos estudantes, no aprendizado referente à tabela periódica. A proposta levou os alunos a análise e o reconhecimento dos elementos químicos que integram a tabela periódica, por meio de suas características próprias, tendo como base a elaboração de quadros temáticos que representassem os elementos químicos de forma original e sua aplicabilidade no cotidiano. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos alunos considerou que, por meio de propostas educativas que envolvam pesquisa e a elaboração de imagens, houve mais facilidade para a compreensão do significado dos elementos químicos e sua aplicação no cotidiano. Desta forma, evidencia-se a necessidade cada vez maior de se pensar o ensino de Ciências mais conectado com o interesse e com a realidade vivida pelos estudantes. ...
Abstract
The motivation that generated the investigation was the observation in the daily classroom of the difficulties presented by the students in the learning regarding the periodic table in the 9th grade of elementary school. The general objective of the research is to analyse how differentiated work proposals on the chemical elements of the periodic table can qualify the learning of a group of 9th grade students. The proposal leads the students to analyse and recognize the chemical elements that in ...
The motivation that generated the investigation was the observation in the daily classroom of the difficulties presented by the students in the learning regarding the periodic table in the 9th grade of elementary school. The general objective of the research is to analyse how differentiated work proposals on the chemical elements of the periodic table can qualify the learning of a group of 9th grade students. The proposal leads the students to analyse and recognize the chemical elements that integrate the periodic table, through its own characteristics, based on the elaboration of thematic frameworks that represent the chemical elements and their applicability in daily life. The methodology for research will involve research by students, verifying where certain chemical elements apply and later creating images that will compose a new way of seeing the periodic table, through its application. The survey results revealed that most students considered that, through educational proposals involving research and the elaboration of images, it was easier to understand the meaning of chemical elements and their application in daily life. Thus, there is an increasing need to think about science teaching more connected with the interest and reality experienced by students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
-
Ciências Biológicas (183)
Este item está licenciado na Creative Commons License