Uso da composteira como ferramenta pedagógica nas aulas de Ciências
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Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A problemática ambiental urge alternativas/soluções em todos os campos da atuação humana. Desenvolver uma visão mais sistêmica do planeta com base em princípios de sustentabilidade socioambiental vem sendo objetivo integrante de projetos políticos pedagógicos e bases curriculares ao redor de todo o mundo. A temática da reciclagem dos resíduos vem sendo trabalhada nos currículos do ensino fundamental brasileiro há mais de duas décadas. O que se observa, no entanto, são repetidas ações de promoçã ...
A problemática ambiental urge alternativas/soluções em todos os campos da atuação humana. Desenvolver uma visão mais sistêmica do planeta com base em princípios de sustentabilidade socioambiental vem sendo objetivo integrante de projetos políticos pedagógicos e bases curriculares ao redor de todo o mundo. A temática da reciclagem dos resíduos vem sendo trabalhada nos currículos do ensino fundamental brasileiro há mais de duas décadas. O que se observa, no entanto, são repetidas ações de promoção ao descarte seletivo dos materiais recicláveis, enquanto o tratamento dos resíduos orgânicos fica relegado aos aterros sanitários. A sequência didática (SD) aqui apresentada constitui-se a partir das ideias de ecoalfabetização (Fritjof Capra), pedagogia engajada (Bell Hooks) e educação libertadora (Paulo Freire) para oportunizar a ressignificação dos objetos de conhecimento trabalhados nas aulas de Ciências de sextos anos do Ensino Fundamental, a partir da construção, o manejo e a observação das transformações em uma composteira doméstica. Pretende-se, assim, que a SD contribua para que os estudantes possam observar e internalizar a dinâmica cíclica da Natureza, compreendendo melhor conceitos complexos, como o dos ciclos biogeoquímicos e a sustentabilidade. A SD está organizada considerando três momentos pedagógicos: uma problematização inicial, seguida pela organização do conhecimento e finalizada pela aplicação do conhecimento. Por se tratar de uma abordagem múltipla e sistêmica, a SD poderá estar passível de adaptações de acordo com as diversas realidades materiais, cognitivas e, atualmente, sanitárias dos envolvidos. ...
Abstract
The environmental issue urges alternatives/solutions in all fields of human activity. Developing a more systemic view of the planet based on social and environmental sustainability principles has been an essential objective of pedagogical political projects and core curriculums around the world. The waste recycling theme has been taught in Brazilian elementary school core curricula for over two decades. However, what is observed are the repeated actions to promote the selective disposal of recy ...
The environmental issue urges alternatives/solutions in all fields of human activity. Developing a more systemic view of the planet based on social and environmental sustainability principles has been an essential objective of pedagogical political projects and core curriculums around the world. The waste recycling theme has been taught in Brazilian elementary school core curricula for over two decades. However, what is observed are the repeated actions to promote the selective disposal of recyclable materials, while the treatment of organic waste is handed over to landfills. The didactic sequence (DS) presented here is based on the ideas of ecoliteracy (Fritjof Capra), engaged pedagogy (Bell Hooks) and liberating education (Paulo Freire) to provide opportunities for the redefinition of learning objects studied in the sixth-grade Science classes of the elementary school, beginning at the construction, handling and observation of the changes in a homemade composter. Therefore, the intention is that DS contributes to the students’ observation and internalization of the natural cyclic dynamics, having a better understanding of complex concepts, such as biogeochemical cycles and sustainability. The DS is organized considering three pedagogical moments: an initial questioning, followed by knowledge organization and the application of what they learned as a conclusion. As it is a multiple and systemic approach, DS may be subject to adaptations according to the different material, cognitive and, currently, sanitation realities of those involved. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
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Ciências Biológicas (183)
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