A metodologia ativa de gamificação no ensino de Biologia : uma revisão bibliográfica
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Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Active gamification methodology in Biology teaching : a bibliographic review
Resumo
As tecnologias digitais fazem parte do cotidiano da maior parte das pessoas e podem auxiliar nos processos de ensino nas várias modalidades disponíveis, como o ensino híbrido, que foi adotado por diversas instituições de ensino com o surgimento da pandemia de coronavírus. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica, analisando a gamificação como proposta metodológica no processo de ensino contemporâneo de Biologia no Ensino Médio. Buscou-se avaliar como este tipo de m ...
As tecnologias digitais fazem parte do cotidiano da maior parte das pessoas e podem auxiliar nos processos de ensino nas várias modalidades disponíveis, como o ensino híbrido, que foi adotado por diversas instituições de ensino com o surgimento da pandemia de coronavírus. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica, analisando a gamificação como proposta metodológica no processo de ensino contemporâneo de Biologia no Ensino Médio. Buscou-se avaliar como este tipo de metodologia de ensino pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e engajamento dos estudantes do Ensino Médio. Para este fim utilizou-se a pesquisa bibliográfica, como método de análise de dados do tipo análise de conteúdo refletindo e descrevendo sobre conteúdos da área de ensino que desenvolveram pesquisas sobre as aulas de Biologia neste nível educacional e relataram as contribuições da gamificação na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. O método de revisão integrativa permite incluir pesquisas experimentais e não experimentais, obtendo a combinação de dados empíricos e teóricos que podem direcionar à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico. Desta forma, como resultados do estudo podemos relatar que a gamificação como metodologia ativa para o Ensino de Biologia constitui uma ferramenta eficaz visto que os alunos mostram-se muito mais engajados e motivados no processo de aprendizagem dos conteúdos desta disciplina. ...
Abstract
Digital technologies are part of the daily lives of most people and can help in teaching processes in the various available modalities, such as hybrid teaching, which was adopted by several educational institutions with the emergence of the coronavirus pandemic. The general objective of this work was to carry out a bibliographical review, analyzing gamification as a methodological proposal in the contemporary teaching process of Biology in High School. We sought to assess how this type of teach ...
Digital technologies are part of the daily lives of most people and can help in teaching processes in the various available modalities, such as hybrid teaching, which was adopted by several educational institutions with the emergence of the coronavirus pandemic. The general objective of this work was to carry out a bibliographical review, analyzing gamification as a methodological proposal in the contemporary teaching process of Biology in High School. We sought to assess how this type of teaching methodology can help in the teaching-learning process and the engagement of high school students. For this purpose, bibliographic research was used as a method of data analysis of the content analysis type reflecting and describing the contents of the teaching area that developed research on Biology classes at this educational level and reported the contributions of gamification in improving the teaching-learning process. The integrative review method allows for the inclusion of experimental and non-experimental research, obtaining a combination of empirical and theoretical data that can lead to the definition of concepts, identification of gaps in the areas of study, review of theories and methodological analysis of studies on a given topic. Thus, as a result of the study, we can report that gamification as an active methodology for teaching Biology is an effective tool since students are much more engaged and motivated in the process of learning the contents of this discipline. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
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Ciências Biológicas (183)
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