Utilizando uma horta escolar como ferramenta para investigação em ciências
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Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Neste projeto de educação ambiental visamos conceber novos caminhos para o ensino de ciências, por meio da investigação. O objetivo deste projeto foi construir uma horta escolar, utilizando-a como estratégia didática para a interdisciplinaridade em ciências, matemática, português, além do ensino da consciência ambiental, com a finalidade de incentivar mudanças da cultura nutricional dos alunos da escola e da comunidade que nos cerca por meio de práticas agroecológicas, incluindo uma alimentação ...
Neste projeto de educação ambiental visamos conceber novos caminhos para o ensino de ciências, por meio da investigação. O objetivo deste projeto foi construir uma horta escolar, utilizando-a como estratégia didática para a interdisciplinaridade em ciências, matemática, português, além do ensino da consciência ambiental, com a finalidade de incentivar mudanças da cultura nutricional dos alunos da escola e da comunidade que nos cerca por meio de práticas agroecológicas, incluindo uma alimentação saudável no seu dia a dia e incentivando a utilização de produtos sem agrotóxicos. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre o tema, via formulário do Google®, após o consentimento dos responsáveis. Esta pesquisa qualitativa, foi realizada com trinta e dois alunos da Escola Estatual Ensino Fundamental Luiz de Azambuja Soares, cito no Bairro São José, em Porto Alegre, RS, Brasil. Ocorreu após aprovação do projeto pelo CEP/UFRGS. A primeira etapa do projeto consistiu em organizar e orientar os alunos e seus responsáveis sobre a atividade do projeto, explicando de forma clara e detalhada cada uma das etapas. As ações foram direcionadas aos alunos do nono ano e do oitavo ano do ensino fundamental, neste plano pedagógico pretende-se promover a inserção dos educandos no processo de iniciação científica. Inicialmente os alunos responderam a um questionário sobre seus hábitos alimentares, e posteriormente auxiliaram na execução da horta escolar. Essas ações envolveram a elaboração de procedimentos experimentais, realizados com sementes de hortaliças, em um ambiente ao ar livre, em contado com a terra e o meio ambiente. Concluímos nesse trabalho que os alunos se preocupam com o meio ambiente e valorizaram a construção da horta escolar. ...
Abstract
In this education project, we aim to design new paths for science education through investigation. The objective of this project was to build a school vegetable garden, using it as a didactic strategy for interdisciplinarity in science, mathematics, portuguese, in addition to teaching environmental awareness, in order to encourage changes in the nutritional culture of students at the school and in the community that surrounds us through agroecological practices, including healthy eating in thei ...
In this education project, we aim to design new paths for science education through investigation. The objective of this project was to build a school vegetable garden, using it as a didactic strategy for interdisciplinarity in science, mathematics, portuguese, in addition to teaching environmental awareness, in order to encourage changes in the nutritional culture of students at the school and in the community that surrounds us through agroecological practices, including healthy eating in their daily lives and encouraging the use of products without pesticides. A questionnaire with open and closed questions on the subject was applied, via a Google® form, after the consent of the guardians. This qualitative research was carried out with thirty-two students from the Escola Estatual Ensino Fundamental Luiz de Azambuja Soares, cito no Bairro São José, em Porto Alegre, RS, Brasil. It took place after the project was approved by CEP/UFRGS. The first stage of the project consisted of organizing and guiding students and their guardians about the project activity, explaining each stage in a clear and detailed manner. The actions were aimed at students in the ninth and eighth years of elementary school, this pedagogical plan is intended to promote the inclusion of students in the scientific initiation process. Initially, students answered a questionnaire about their eating habits, and later helped in the implementation of the school garden. These actions involved the development of experimental procedures, carried out with vegetable seeds, in an open-air environment, in contact with the earth and the environment. We concluded in this work that the students are concerned about the environment and valued the construction of the school garden. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
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Ciências Biológicas (183)
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