Interconexão de gestos corporais e musicais na construção interpretativa e performática de uma obra para flauta solo : um estudo quase-experimento com três flautistas de graduação
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa investiga a interconexão de gestos corporais e musicais na construção interpretativa e performática de uma obra para flauta solo. São debatidos os conceitos de gesto corporal como ações de movimentos deliberados dos músicos que os auxiliam na comunicação da performance, e gestos musicais como elementos presentes nos diferentes parâmetros do discurso musical. O estudo quase-experimental, de caráter não ecológico, teve dados coletados no Laboratório de Pesquisa do Exercício (L ...
A presente pesquisa investiga a interconexão de gestos corporais e musicais na construção interpretativa e performática de uma obra para flauta solo. São debatidos os conceitos de gesto corporal como ações de movimentos deliberados dos músicos que os auxiliam na comunicação da performance, e gestos musicais como elementos presentes nos diferentes parâmetros do discurso musical. O estudo quase-experimental, de caráter não ecológico, teve dados coletados no Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX), vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS. Foram registradas em áudio e vídeo duas sessões com intervalo de uma semana nas quais os três flautistas estudantes de graduação executaram individualmente um excerto da obra Notas Soltas para flauta transversal solo de Bruno Kiefer. Após esta etapa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com cada participante na qual foram coletados depoimentos pessoais por recordação e por meio da observação das sessões individuais. Os dados são apresentados e discutidos de forma qualitativa e visam identificar as transformações ocorridas nas performances dos participantes bem como identificar como se dá a interconexão entre os gestos corporais e musicais realizados pelos flautistas. As transformações entre as performances de cada participante são identificadas através dos dados de força das pernas contra o solo, alterações nos eixos vertical e horizontal, e nos parâmetros musicais de andamento, articulação e dinâmicas realizadas pelos flautistas de forma individual e idiossincrática. Conclui-se que, durante o processo metodológico, os participantes apresentaram maturação performática da obra proposta, observáveis através de seus padrões gestuais corporais e musicais. ...
Abstract
The research investigates the interconnection of bodily and musical gestures during the interpretative and performative construction of a piece for solo flute. The concepts of bodily gestures are discussed as deliberate movement actions by musicians that help communicating the performance, and musical gestures as elements present in the different parameters of the musical discourse. The quasi-experimental and non-ecological study was conducted at the Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX) ...
The research investigates the interconnection of bodily and musical gestures during the interpretative and performative construction of a piece for solo flute. The concepts of bodily gestures are discussed as deliberate movement actions by musicians that help communicating the performance, and musical gestures as elements present in the different parameters of the musical discourse. The quasi-experimental and non-ecological study was conducted at the Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX), linked to Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) at UFRGS. Two sessions with an interval of a week were recorded in audio and video, on which three undergraduate flutists individually performed an excerpt of Notas Soltas for solo flute by Bruno Kiefer. The first stage was followed by a semi-structured interview, conducted with each participant, when personal testimonies by remembrance were collected and through the observation of individual sessions. The data are reported and discussed in a qualitative approach. They aim to identify the transformations in the participants' performances as well as to identify how the interconnection between the bodily and musical gestures performed by the flutists occurred. The transformations between the two performances of each participant are identified through the data of legs’ strength against the ground, and changes in the vertical and horizontal axes, and in the musical parameters of tempo, articulation and dynamics performed by flutists individually and idiosyncratically. As a conclusion, during the methodological process the participants showed performance maturation of the proposed piece, observed through their bodilyl and musical gestural patterns. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2871)Música (412)
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