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dc.contributor.advisorZiede, Mariangela Kraemer Lenzpt_BR
dc.contributor.authorMattos, Tatiana Marquespt_BR
dc.date.accessioned2023-04-01T03:29:50Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256604pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo analisar como é realizado o processo de inclusão escolar em uma escola de educação infantil na rede municipal de ensino, buscando compreender os desafios enfrentados pelos professores de uma escola, neste processo de inclusão das crianças com deficiência na educação infantil. Este estudo tem vinculações em minha prática docente pela temática e pelos estudos realizados durante a formação inicial. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu um estudo de caso realizado em uma escola pública municipal de Educação Infantil. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário, contendo questões fechadas, abertas e mistas, direcionado, a supervisora escolar e a cinco professoras. E, uma realizada entrevista semiestruturada com um educador especial da mesma rede, porém não atuante na escola do estudo. Os conceitos que dão base a esse estudo são: processos de inclusão escolar a partir da legislação educacional vigente, diferenças e diversidade no contexto escolar com foco em igualdade e equidade e os estudos referentes à construção de uma escola inclusiva. Com suporte teórico nos estudos de Lino de Macedo, Maria Teresa Mantoan, Boaventura de Souza Santos, Rosangela Pietro, Valéria Arantes, Francisco Carvalho, entre outros. As análises foram organizadas em três categorias: processo de inclusão; desafios enfrentados pelos professores no processo de inclusão; e, o professor e o processo de inclusão dos alunos com deficiência”. A partir das análises dos dados, é possível afirmar que o processo de inclusão na escola encontra-se em construção, sendo este momento um desafio enfrentado na disposição de acessibilidade, sala de recurso multifuncional e a notável ausência de um professor de educação especial para o Atendimento Educacional Especializado. Evidenciamos a inexistência de legislação específica no município para criação do cargo de cuidador/monitor/auxiliar para atuar nas escolas “inclusivas” no município, assim, também a ausência de formação continuada com a temática “Inclusão Escolar”. Incluir não é somente o contrário de excluir, incluir é lidar, e conviver com as diferenças, é ser e fazer parte da complexa relação de igualdade-diferença.pt_BR
dc.description.abstractThe study aims to analyze how the process of school inclusion is carried out in a preschool in the municipal school system, seeking to understand the challenges faced by teachers of a school, in this process of inclusion of children with disabilities in early childhood education. This study has links in my teaching practice by the theme and the studies carried out during initial training. The research, with a qualitative approach, involved a case study conducted in a municipal public school of Early Childhood Education. Data collection occurred through a questionnaire, containing closed, open and mixed questions, directed to the school supervisor and to five teachers. And, a semi-structured interview with a special educator from the same network, but not active in the school of study. The concepts that give basis to this study are: processes of school inclusion based on current educational legislation, differences and diversity in the school context with a focus on equality and equity and studies related to the construction of an inclusive school. With theoretical support in the studies of Lino de Macedo, Maria Teresa Mantoan, Boaventura de Souza Santos, Rosangela Pietro, Valéria Arantes, Francisco Carvalho, among others. The analyses were organized into three categories: inclusion process; challenges faced by teachers in the inclusion process; and the teacher and the inclusion process of students with disabilities." From the data analysis, it is possible to affirm that the process of inclusion in the school is under construction, being this moment, a challenge faced in the provision of accessibility, multifunctional resource room and the notable absence of a special education teacher for specialized educational care. We evidenced the lack of specific legislation in the municipality to create the position of caregiver/monitor/auxiliary to work in "inclusive" schools in the municipality, thus also the absence of continuing education with the theme "School Inclusion". To include is not only the opposite of excluding, to include is to deal, and to live with differences, it is to be and to be part of the complex relationship of equality-difference.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.titleO processo de inclusão escolar : estudo realizado em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAguiar, Tiane Fernanda dept_BR
dc.identifier.nrb001165874pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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