A operacionalização do PNAE no município de Capão da Canoa durante a pandemia de coronavírus
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Data
2022Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho trata do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Capão da Canoa/RS. O período delimitado para análise foi o ano de 2020, primeiro ano da pandemia do coronavírus. Com a suspensão das aulas presenciais, houve reorganização dos serviços ofertados pelas escolas, como o de alimentação escolar. O objetivo geral é compreender como se efetivou a operacionalização do PNAE durante a pandemia em Capão da Canoa. Metodologicamente, o estudo contou com pesquisa bibliográfica e aplica ...
Este trabalho trata do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Capão da Canoa/RS. O período delimitado para análise foi o ano de 2020, primeiro ano da pandemia do coronavírus. Com a suspensão das aulas presenciais, houve reorganização dos serviços ofertados pelas escolas, como o de alimentação escolar. O objetivo geral é compreender como se efetivou a operacionalização do PNAE durante a pandemia em Capão da Canoa. Metodologicamente, o estudo contou com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário por meio de entrevistas virtuais. Como resultados, obteve-se que a suspensão das aulas demandou reorganização dos produtores rurais; adaptação nas formas de atendimento às crianças; operacionalização limitada por fatores como período eleitoral, adaptação à rotina da equipe de nutrição, demora nos processos e organização das chamadas públicas. Mesmo assim, o PNAE foi mantido em Capão da Canoa. ...
Abstract
This study deals with the National School Feeding Program (PNAE) in Capão da Canoa/RS. The period defined for analysis was the year 2020, the first year of the coronavirus pandemic. With the suspension of classes, there was a reorganization of the services offered by schools, such as school meals. The general objective is to understand how the operationalization of the PNAE was carried out during the pandemic period in Capão da Canoa. Methodologically, the study relied on bibliographic research ...
This study deals with the National School Feeding Program (PNAE) in Capão da Canoa/RS. The period defined for analysis was the year 2020, the first year of the coronavirus pandemic. With the suspension of classes, there was a reorganization of the services offered by schools, such as school meals. The general objective is to understand how the operationalization of the PNAE was carried out during the pandemic period in Capão da Canoa. Methodologically, the study relied on bibliographic research and application of a questionnaire through virtual interviews. As a result, it was found that the suspension of classes demanded reorganization of rural producers; adaptation in the forms of care for children; operationalization limited by factors such as electoral period, adaptation to the nutrition team's routine, delay in processes and organization of public calls. Even so, the PNAE was maintained in Capão da Canoa. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Desenvolvimento Rural: Bacharelado.
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