Ensino de Ciências por investigação na educação infantil : pesquisa bibliográfica e percepções de educadoras em relação à Ciência e o ensino de Ciências
dc.contributor.advisor | Trindade, Vera Maria Treis | pt_BR |
dc.contributor.author | Schuster, Náthali Severo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-18T03:31:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255882 | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação em ciências para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de tomar decisões e compreender o impacto da ciência e da tecnologia nos meios sociais e naturais tem seu início na primeira etapa da educação básica: a Educação Infantil (EI). Em busca de uma educação que efetivamente cumpra com esse papel, a abordagem de ensino de ciências por investigação é uma ferramenta capaz de corroborar com a alfabetização científica dos alunos. Tendo em vista que a escolarização formal de crianças pequenas e a adoção do ensino por investigação são realidades recentes no cenário do Brasil, os objetivos desta dissertação foram expandir o conhecimento a respeito do ensino de ciências por investigação na EI, documentar como esse ensino vem sendo abordado e entender qual a relação das(os) educadoras(es) com essa tarefa. Para atingir esses objetivos, em primeiro momento foi feita uma pesquisa bibliográfica da literatura disponível dentro do tema. Foram conduzidas duas rodadas de busca nas bases de dados Google Scholar, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e uma busca por publicações nos periódicos Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). Os critérios de busca foram trabalhos publicados no período de 2015 a 2020, em língua portuguesa e/ou no Brasil. Em seguida, conduzimos uma pesquisa de campo com educadoras(es) das 42 escolas de EI da rede municipal de ensino de Porto Alegre através de um questionário digital semi-estruturado. Esse questionário teve como objetivo caracterizar a percepção de ciência das(os) educadoras(es) e como ela se relaciona com o ensino de ciências para as crianças de 3 a 6 anos. Na pesquisa bibliográfica foram encontrados 12 trabalhos, dos quais oito discutem intervenções pedagógicas e quatro são de cunho teórico. Dos que tratam de intervenções, seis abordam a aplicação de sequências didáticas, um trabalha com a perspectiva do ensino por atividades investigativas amplas e um aborda o ensino por investigação gerado pelo trabalho com experimentos. Documentos como o RCNEI e as DCNEI são usados para justificar e embasar as temáticas de ciências da natureza e o ensino por investigação. A teoria sócio-construtivista da Escola de Vygotsky é o principal referencial explorado quando se trata do desenvolvimento do pensamento e aprendizado infantil. Quanto ao questionário, obtivemos um total de 28 respondentes, e os textos gerados a partir das respostas abertas foram analisados pela Análise Textual Discursiva. As educadoras demonstraram ter visões de ciências inclinadas ao pós-positivismo construtivista, mas essas visões são permeadas por percepções da ciência tradicional. Ademais, suas práticas pedagógicas se alinham aos princípios do ensino investigativo. O que pudemos observar com a pesquisa bibliográfica e de campo é que os princípios teóricos que guiam a EI se encontram em processo de consolidação na sala de aula, havendo ainda grande descompasso entre as propostas de ensino e o dia-a-dia de professoras(es) e crianças. | pt_BR |
dc.description.abstract | Science teaching to raise critical and conscious citizens that are able to make decisions and understand the impact of science and technology in social and natural environments begins in Early Childhood Education. In the search for an education that actually works towards this goal, teaching by inquiry is a way to build students' scientific literacy. As formal education of very young children and teaching as inquiry are both recent in Brazil's scenario, this dissertation had as goals to expand knowledge on science teaching based on inquiry for Early Childhood Education, to document how it has been happening and the role educators have in its fulfillment. To achieve these goals, we conducted a bibliographic research in two rounds of search in the following databases: Google Scholar, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). We also searched for papers in three scientific journals: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) and in the annals of Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). Search criteria were established as the years between 2015 and 2020, in Portuguese or published in Brazil. Next we organized a data survey semi-structured questionnaire that targeted educators from 42 municipal schools of Porto Alegre. Our goal was to characterize educators' perceptions of science and how they relate with science teaching for children aged from 3 to 6. In the literature review we included 12 papers, of which 8 discussed pedagogical interventions and four were theoretical. From the ones involving practices, six were about teaching sequences, one discussed broad investigative activities and the last one considered teaching as inquiry by experiments. National curriculum and reference documents were used to justify and anchor natural science and inquiry teaching. Vygotsky's sociocultural theory was the main theoretical background when discussing the development of infant thinking and learning. As for the questionnaire we had a total of 28 respondents, and the texts obtained from their free responses were analyzed using Análise Textual Discursiva. Educators demonstrated post-positivist and constructivist views of science, but these views were permeated by traditional views as well. Moreover, their pedagogical practices are aligned with investigative teaching. What we were able to observe with the bibliographical and field investigations was that the theoretical principles guiding early childhood education are still being established within the classroom and this causes a divergence between teaching principles and the daily interactions of teachers and children. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Teaching by inquiry | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Ensino de Ciências por investigação na educação infantil : pesquisa bibliográfica e percepções de educadoras em relação à Ciência e o ensino de Ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Lima, Ana Paula Santos de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001164052 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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