Educação infantil : um paraíso lúdico
dc.contributor.advisor | Ziede, Mariangela Kraemer Lenz | pt_BR |
dc.contributor.author | Tomasetto, Euclécia de Fátima Calza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T03:29:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255471 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo principal a apresentação da importância da educação infantil para o pleno desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural da criança. A pesquisa se dá de maneira exploratória e bibliográfica, seguindo análises e opiniões de diversos autores e estudiosos na área, entre os quais Luckesi (2000), Piaget (1974), Vigostsky (1989), e conta com embasamento da BNCC e LDB. Buscou-se compreender de que maneira o uso de práticas lúdicas pode auxiliar no processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança dentro do contexto escolar. Foi respondido através de 5 tópicos como o uso de práticas lúdicas como metodologia de aprendizagem pode auxiliar no processo de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main objective of the research is to present the importance of early childhood education for the full cognitive, social, emotional and cultural development of the child. The research takes place in an exploratory and bibliographic way, following analyzes and opinions of several authors and scholars in the area, among them Luckesi (2000), Piaget (1974), Vigostsky (1989) and has a foundation before the BNCC and LDB. In the use of these, he committed to solving the objective in question, which is to understand how the use of recreational practices can help in the process of the child's cognitive, social and affective development within the school context. For this, the research has five topics, and before these topics, we obtained the answer to the researched question. How can the use of playful practices, as a learning methodology, help in the child's cognitive, social and affective development process? | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | en |
dc.subject | Playful development | en |
dc.title | Educação infantil : um paraíso lúdico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Aguiar, Tiane Fernanda de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001159826 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1399)