Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Renan Hoffmann dept_BR
dc.date.accessioned2023-03-04T03:28:20Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255369pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca apresentar e discutir uma experiência de ensino de português como língua adicional desenvolvida num curso online chamado CEPI, o qual prepara os intercambistas para a interação em português como língua adicional antes de visitarem o lugar de destino. Trata-se, portanto, de um relato de prática docente a partir do olhar de um estagiário iniciante na área de Português como Língua Adicional. A prática docente se deu em trabalhar com os alunos duas das cinco unidades que o curso possui. Optamos por seguir a ordem que constava na plataforma. Foram feitas análises e discussões de cada tarefa das unidades didáticas utilizadas no curso, oportunizando reflexões sobre o ensino de cultura e linguagem de forma contextualizada, a partir do uso de recursos tecnológicos e textos. Foi possível perceber que as adaptações feitas nas tarefas despertaram um interesse nos alunos e um aumento das entregas. É essencial salientar que as tarefas dentro do CEPI precisam ser pensadas e repensadas em cada nova edição de modo que consiga oportunizar aos alunos o aprendizado, fazendo com que participem e interajam com o que é proposto.pt_BR
dc.description.abstractThe present work seeks to present and discuss an experience of teaching Portuguese as an additional language developed in an online course called CEPI, which prepares exchange students in linguistic and cultural aspects before visiting the destination place. It is, therefore, an account of teaching practice from the point of view of a beginner intern in the area of Portuguese as an Additional Language. The teaching practice aimed to work with the students in five didactic units (DU) of the course, however it was only possible to develop UNIT1 and UNIT2. Within that, analyzes and discussions of each task were carried out, which made us achieve good results at the end of our practice and also provided opportunities for reflections on culture and language in a contextualized way, from the choice of new technological resources and texts. It was possible to perceive that the adaptations made in the course aroused an interest in the students and an increase in the accomplishment of the tasks. It is essential to point out that the tasks within the CEPI need to be thought and rethought in each new edition so that it can give students the opportunity to learn, making them participate and interact with what is proposed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectForeign Language Teachingen
dc.subjectPortuguese as an Additional Languageen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectExchange studentsen
dc.subjectIntercâmbio educacionalpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleRelato de prática : o ensino de português como língua adicional utilizando diferentes recursos tecnológicos em um curso onlinept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163594pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples