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dc.contributor.advisorOliveira, Danielapt_BR
dc.contributor.authorFaller, Ronaldo Josuépt_BR
dc.date.accessioned2023-02-25T03:25:27Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255010pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação versa sobre a temática do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) por organizações coletivas de agricultores familiares do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, para a comercialização de alimentos num contexto de isolamento social, devido à Covid-19. Esta pesquisa observa em três organizações de agricultores familiares as estratégias de comunicação e desenvolvimento utilizadas e faz uma reflexão com um grupo de consumidores sobre a suas experiências de compras on-line. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com objetivo exploratório, descritivo e explicativo. Quanto aos procedimentos técnicos, utilizamos a combinação de procedimentos bibliográficos e da pesquisa de campo, através de questionários on-line e entrevistas estruturadas por meio de videochamadas em uma plataforma de webconferência. As mídias sociais e as TICs foram fundamentais para a manutenção das organizações coletivas no Litoral Norte, como também na conservação da alimentação saudável, frente ao isolamento provocado pela pandemia do Covid-19. Esse modelo de comercialização on-line de produtos agroalimentares se revelou promissor.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation deals with the theme of the use of Information and Communication Technologies (ICTs) by collective organizations of family farmers on the North Coast of Rio Grande do Sul, for the marketing of food in a context of social isolation, due to Covid-19. This research observed in three organizations of family farmers, the communication and development strategies used; Presents farmers' organizations and their marketing strategies; Analyzes the use of ICTs in food marketing during the period of social isolation; Identifies and understands communication and development strategies in the use of ICTs as a means of buying and selling; and reflects with a group of consumers about their on-line shopping experience for these foods. The research methodology is qualitative, with an exploratory, descriptive and explanatory objective. As for the technical procedures, we used a combination of bibliographic procedures and field research, through the survey method, with on-line questionnaires and structured interviews through video calls on a Web conference platform. Social media and ICTs were fundamental for the maintenance of collective organizations on the North Coast, as well as for the conservation of healthy food, in the face of the isolation caused by the Covid-19 pandemic. This model of on-line marketing of agri-food products proved to be promising.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectICTsen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectCovid-19en
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectCommercializationen
dc.subjectLitoral Norte, Região (RS)pt_BR
dc.title“VEM DE ZAP” e #FIQUEEMCASA : organizações da agricultura familiar do Litoral Norte do RS e o uso das tics na comercialização de produtos em contexto do COVID-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001151703pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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