Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLucena, Karina de Castilhospt_BR
dc.contributor.authorGiasson, Leonardo Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-18T03:28:51Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254910pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo analisar a temática da casa em Cem anos de solidão. Dessa forma, os planos iniciais de Gabriel Garcia Márquez em escrever uma obra intitulada A casa serão revisitados, devolvendo a este espaço seu protagonismo. Demarca-se que o interesse por este tema advém de um primeiro contato com o livro, realizado em um contexto de isolamento social destinado ao enfrentamento da Covid-19. Aqui, proponho-me a percorrer a totalidade da árvore genealógica, realizando um recorte da narrativa em três partes e assumindo três personagens femininas como pontos centrais nas articulações geracionais: Úrsula Iguarán, Fernanda del Carpio e Amaranta Úrsula. Para isso, buscarei mapear de que forma o casarão dos Buendía aparece ao longo dos anos no livro. Ao final, também intento observar se este espaço pode ser descrito como uma personagem.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografía tiene como objetivo analizar la temática de la casa em Cien años de soledad. Así, los planes iniciales de Gabriel García Márquez en escribir una obra titulada La casa serán revisados, devolviendo a este espacio su protagonismo. Se señala que el interés por este tema proviene de un primer contacto con el libro realizado em un contexto de aislamiento social destinado al enfrentamiento de la Covid-19. Aquí, me propongo a repasar la totalidad del árbol genealógico, realizando un recorte de la narrativa en tres partes y asumiendo tres personajes femeninos como puntos centrales en las articulaciones generacionales: Úrsula Iguarán, Fernanda del Carpio y Amaranta Úrsula. Para ello, trataré mapear como aparece la mansión Buendía a lo largo de los años en el libro. Al final, también intento observar si el espacio puede ser descrito como personaje.es
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze the theme of the house in One Hundred Years of Solitude. Thus, revisiting Gabriel Garcia Márquez's initial plans to write a work entitled The house, and giving this space back its leading role. It is noted that the interest in this topic comes from a first contact with the book, which took place during a context of social isolation intended to face Covid-19. Here I propose to go through the entire family tree, dividing the narrative into three parts, and assuming three female characters as central points in the generational articulations: Ursula Iguaran, Fernanda del Carpio and Amaranta Ursula. For this, I will seek to map how the Buendia mansion appears over the years in the book. At last, I also try to observe if this space can be described as a character.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCasa de los Buendíaes
dc.subjectMárquez, Gabriel García. Cem anos de soliãopt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectEl espacio en la literaturaes
dc.subjectNarrativa : Literaturapt_BR
dc.subjectOne hundred years of solitudeen
dc.subjectSpace in literatureen
dc.subjectEspaço na literaturapt_BR
dc.subjectHouse of the Buendiasen
dc.titleDe casa a ruína : a (des)construção da residência Buendía em Cem anos de solidãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001162698pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Francês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples