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dc.contributor.advisorOliven, Ruben Georgept_BR
dc.contributor.authorBartz, Guilherme Furtadopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T03:21:08Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254814pt_BR
dc.description.abstractEntre os objetivos mais importantes almejados pelos músicos que atuam como performers está a aquisição de uma excelência nos desempenhos musicais, visto que, nessas situações, os artistas frequentemente se mostram empenhados em dar o melhor de si, buscando atingir níveis elevados de atuação. No entanto, os caminhos que conduzem a essa excelência sempre dependem das regras – ou ausência delas – encontradas no interior de cada campo estético-sonoro: cada contexto de performance musical apresenta princípios particulares de regulação dos desempenhos, que oferecem graus maiores e menores de liberdade e restrição para as atuações artísticas. Essas dicotomias aparecem bastante evidenciadas nos campos performáticos da música erudita e da improvisação livre, que constituem o foco desta investigação. Neste trabalho, esses dois campos são descritos, etnografados e comparados. A escolha pela música erudita e pela improvisação livre ocorreu em função das características antagônicas que marcam os desempenhos musicais efetivados nesses universos: enquanto na música de concerto predominam convenções, determinações e certezas, no improviso livre são priorizadas as experimentações, imprevisibilidades e indefinições. No primeiro campo, uma infinidade de regras regula o modo pelo qual os músicos devem colocar em prática seu fazer musical, enquanto no segundo campo praticamente não existem diretrizes rigorosas sobre a forma pela qual os músicos devem produzir a música. Nesta tese, as análises desenvolvidas no âmbito musical erudito basearam-se em entrevistas com solistas brasileiros de música de concerto, etnografia de recitais e concertos realizados em Porto Alegre entre 2019 e 2022, e em pesquisa bibliográfica. A investigação relativa à improvisação livre envolveu, além de referências bibliográficas, uma observação participante realizada pelo autor junto ao Laboratório de Improvisação Musical Livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), empreendida entre 2020 e 2022. Os resultados apresentados neste trabalho evidenciam que a excelência performática assume contornos bastante distintos, muitas vezes opostos, conforme os campos musicais analisados, o que permite expandir os argumentos aqui desenvolvidos para outros tipos de práticas musicais nos quais o fenômeno da busca pela excelência também é entrevisto como uma característica relevante das performances.pt_BR
dc.description.abstractAmong the most important goals pursued by musicians who act as performers is the acquisition of excellence in musical performances, since, in these situations, artists often show themselves committed to giving their best, seeking to reach high levels of performance. However, the paths that lead to this excellence always depend on the rules – or lack thereof – found within each aesthetic-sound field: each musical performance context presents particular principles of performance regulation, which offer greater and lesser degrees of freedom and restriction for artistic performances. These dichotomies appear quite evident in the performance fields of classical music and free improvisation, which constitute the focus of this investigation. In this work, these two fields are described, ethnographed and compared. The choice for classical music and free improvisation was due to the antagonistic characteristics that mark the musical performances carried out in these universes: while in classical music conventions, determinations and certainties predominate, in free improvisation experimentation, unpredictability and indefiniteness are prioritized. In the first field, an infinity of rules regulates the way in which musicians must practice their making of music, while in the second field there are practically no strict guidelines about the way in which musicians must produce music. In this thesis, the analyzes developed in the erudite musical scope were based on interviews with Brazilian classical music soloists, ethnography of recitals and concerts held in Porto Alegre, Brazil, between 2019 and 2022, and on bibliographic research. The investigation related to free improvisation involved, in addition to bibliographic references, a participant observation carried out by the author at the Laboratory of Free Musical Improvisation of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), between 2020 and 2022. The results presented in this work show that performance excellence takes on very different, often opposing, contours, according to the musical fields analyzed, which allows expanding the arguments developed here to other types of musical practices in which the phenomenon of the search for excellence is also seen as a relevant characteristic of performances.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusical performanceen
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectClassical musicen
dc.subjectMúsica eruditapt_BR
dc.subjectImprovisação musicalpt_BR
dc.subjectComparationen
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectExcellenceen
dc.subjectFree improvisationen
dc.titleA busca pela excelência na performance musical: uma etnografia comparativa entre a música erudita e a improvisação livre, em Porto Alegre, RSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001162342pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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