A indiferença epistêmica e suas manifestações : desafios para o ensinar na sociedade da ignorância
dc.contributor.advisor | Eichler, Marcelo Leandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Araujo, Luiz Guilherme Lucho de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-24T05:04:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253123 | pt_BR |
dc.description.abstract | A indiferença epistêmica apresentada na teoria dos vícios por Quassim Cassam é uma alternativa que pode justificar algumas posturas adotadas pelas pessoas diante do conhecimento produzido ao longo da história da ciência. Por mais que a ciência não pretenda apresentar verdades absolutas, suas etapas e métodos buscam avaliar com rigor suas decisões e ações diante dos fatos da realidade. Não é de hoje que convivemos com movimentos negacionistas e com diversas teorias da conspiração, que surgem e se modificam ao longo do tempo, porém, com a infodemia possibilitada pelo avanço tecnológico recente, a disseminação de informações falsas e mal-intencionadas teve uma crescente considerável. De ideias um tanto quanto inofensivas como a discussão acerca do formato da terra, até a negação da vacina da Covid-19, o Brasil e o mundo passam por um período caótico e perturbador. As posturas de líderes políticos e de parte da população impulsionou a morte de diversas pessoas simplesmente pelo fato de não aceitar as propostas que eram direcionadas por órgãos como a Organização Mundial da Saúde, entre outros, contribuindo assim com um cenário que potencializou os impactos da pandemia e gerou um número de mortes significativo. Para além, a indiferença epistêmica é capaz de causar obstáculos para o processo educacional, sobretudo no ensino de ciências, que tem como um dos princípios formar estudantes críticos e capazes de verificar conceitos científicos e processos, possibilitando uma melhor distinção entre informações reais e falsas. As chamadas Fake News, tem a capacidade de difundir falsos pressupostos, além de criar obstáculos e fomentar na sociedade que um dia foi chamada de sociedade da informação, uma atitude de indiferença, campo evidenciado na sociedade da ignorância. Outro fator investigado neste trabalho, é a manifestação do cientificismo nessa sociedade, o cientificismo bizarro, que não passa pelo rigor nem pelos critérios estabelecidos após anos de investigação e modificação, simplesmente se apresenta como uma cópia bizarra e perigosa que encanta aqueles que necessitam reafirmar hipóteses infundadas e propor meios desconectados da realidade, em suma, apresentam soluções fáceis para problemas complexos. Encontrar alternativas para preparar a população diante da sociedade da ignorância, cada vez mais conectada e capaz de produzir desinformação em proporções nunca vistas, é um desafio e tanto. No cenário educacional brasileiro, que já sofre com diversas sanções nos últimos anos, a manifestação dos vícios epistêmicos agrava o processo de aprendizagem, pois os obstáculos impedem a comunicação clara entre professores e alunos, gerando uma falta de conexão entre as discussões da escola e o aprendizado nas redes. Diante da exposição sobre os vícios epistêmicos, em especial da indiferença epistêmica, podemos propor o letramento científico como uma alternativa diante dos diversos obstáculos, que surgem a partir das posturas viciosas, identificadas em períodos tão conturbados, seja no negacionismo clássico, na infodemia, na cibercultura ou mais recentemente em períodos como a pandemia da Covid-19. | pt_BR |
dc.description.abstract | The epistemic insouciance presented in the theory of epistemic vices by Quassim Cassam is an alternative that can justify some positions adopted by people in the face of the knowledge produced throughout the history of science. As much as science does not intend to present absolute truths, its stages and methods seek to rigorously evaluate its decisions and actions in the face of the facts of reality. We have been living with denialist movements and various conspiracy theories for some time, which arise and change over time, however, with the infodemic made possible by recent technological advances, we have observed a considerable increase in the dissemination of false and malicious information. From somewhat harmless ideas such as the discussion about the shape of the earth, to the denial of the Covid-19 vaccine, Brazil and the world are going through a chaotic and disturbing period. The positions of political leaders and part of the population led to the death of several people simply because they did not accept the proposals that were directed by bodies such as the World Health Organization, among others, thus contributing to a scenario that increased the impacts of the pandemic and generating a significant number of deaths. In addition, epistemic insouciance is capable of causing obstacles to the educational process, especially in science teaching, which has as one of its principles to form critical students capable of verifying scientific concepts and processes, enabling a better distinction between real and false information. The so-called Fake News has the ability to spread false assumptions, in addition to creating obstacles and promoting an attitude of indifference in the society that was once called the information society, a field evidenced in the society of ignorance. Another factor investigated in this work is the manifestation of scientism in this society, the bizarre scientism, which does not go through the rigor or criteria established after years of investigation and modification, simply presents itself as a bizarre and dangerous copy that delights those who need to reaffirm unfounded hypotheses and propose means disconnected from reality. In short, they present easy solutions to complex problems. Finding alternatives to prepare the population for the society of ignorance, which is increasingly connected and capable of producing disinformation in unprecedented proportions, is quite a challenge. In the Brazilian educational scenario, which has already suffered from several sanctions in recent years, the manifestation of epistemic vices aggravates the learning process, as obstacles prevent clear communication between teachers and students, generating a lack of connection between school discussions and knowledge acquired in the network. In view of the exposition on epistemic vices, especially epistemic insouciance, we can propose scientific literacy as an alternative to the various obstacles that arise from vicious postures, identified in such troubled periods, whether in classical denialism, in infodemics, in cyberculture or more recently in periods such as the Covid-19 pandemic. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Indiferença epistêmica | pt_BR |
dc.subject | Fake news | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | A indiferença epistêmica e suas manifestações : desafios para o ensinar na sociedade da ignorância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001158457 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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