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dc.contributor.advisorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.contributor.authorDecarli, Ceciliapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-22T04:53:00Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253063pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, percebe-se a expansão e ascensão da Educação Emocional no meio acadêmico e nos processos de ensino e aprendizagem. É tema de pesquisas, palestras, grupos de estudos e de trabalhos em eventos de educação. Porém, nota-se o uso de diferentes linhas e conceitos, muitos inclusive em construção na contemporainedade. Ao abordar a Educação Emocional na Educação Científica, ainda percebe-se o ineditismo do tema, sendo necessário construir teorias, fortalecer aquelas existentes e disseminar meios de abordagem nas práticas pedagógicas. Este estudo tem por objetivo desenvolver aproximações e possibilidades entre a Educação Emocional e a Educação Científica através de problematizações na formação de professores de Ciências da Natureza. A metodologia utilizada consiste em revisão bibliográfica, análise de conteúdo textual de trabalhos acadêmicos, elaboração de um curso de extensão com licenciandos de Ciências da Natureza e relato de experiência oriunda da extensão ministrada. Os resultados estão expressos em quatro artigos que compõem esta tese em formato Multipaper, a fim de divulgar e disseminar a pesquisa. O estudo demonstra que a Educação Emocional vem se mostrando interessante e motivadora para professores interessados que fazem uso de práticas afetivas e que dão enfoque nos pilares do índice de felicidade interna bruta (FIB), que pode ser um indicador de qualidade e subsidiar políticas públicas na área. Diversos conceitos circundam a temática Educação Emocional, entre eles a amorosidade e a afetividade. Estes foram levados em consideração na elaboração de um curso de extensão sobre Educação Emocional e Educação Científica para licenciandos de Ciências da Natureza em formação inicial. A participação efetiva dos cursistas foi analisada a partir de reflexões, expectativas iniciais e autoavaliação. Um Recurso Educacional Aberto (REA) de Educação Emocional no contexto da Educação Científica foi construído pelos cursistas, elencando a relação dos temas do REA e as competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir destes estudos, os resultados apontam que a Educação Emocional afetiva é necessária no currículo escolar de maneira não dissociada da Educação Científica, pois as emoções estão presentes desde sempre na vida das pessoas. Através da formação de professores, é possível construir meios de promover, desenvolver e disseminar ações que abordem no currículo a Educação Emocional na Educação Científica, com base na estética, emoções e bem-estar social. Isto se alinha ao que propõe a atual BNCC no Brasil e aos pilares do FIB em nível internacional. Com isso, espera-se contribuir para potencializar e promover possibilidades de inserção da Educação Emocional nos currículos de licenciaturas e de cursos de formação de professores atuantes, bem como para sua disseminação prática no ensino básico. Por consequência, contribuir com o projeto de vida individual dos estudantes e os pilares do FIB, que promovem bem-estar e felicidade coletiva. Desse modo, esperamos gerar reflexões, indagações e sugerir meios de abordagem para políticas públicas educacionais e para sua expansão no meio acadêmico, com o fortalecimento e a promoção de novas construções conceituais para a abordagem do tema nos diferentes espaços de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractIn recent years, emotional education has expanded and raised in the academic field and teaching-learning processes. It became a theme of research, lectures, study groups, and papers in educational events. However, we also notice the use of different research lines and concepts, which still are under development in contemporaneity. When addressing emotional education in scientific education, the novelty of the theme is nonetheless evident, leading to the necessity of developing theories, strengthening the existing ones, and disseminating means of approaching it in pedagogical practices. This study aims to develop approximations and possibilities between emotional education and scientific education through problematizations on the training of Nature Sciences teachers. The methodology employed consists of a bibliographical review, textual content analysis of academic papers, elaboration of an extension course with undergraduate students in Nature Sciences, and experience reports from the extension course. The results are presented in four articles composing this dissertation in Multipaper format to promote and disseminate the research. The study shows that emotional education has proven to be interesting and motivating for teachers interested in using affective practices and emphasizing the Gross National Happiness Index (GNH), which can be a quality indicator and subsidize public policy in the area. Several concepts surround the theme of emotional education, including amorosity and affectivity. These themes were considered for developing the extension course on emotional education and scientific education for undergraduate students in Nature Sciences. Their effective participation was analyzed by reflections, initial expectations, and self-evaluation. The participants built an Open Educational Resource (OER) of Emotional Education in the context of Scientific Education as a result of the extension course, listing the relationship between the OER themes and the competencies and abilities proposed by the National Curricular Common Base (BNCC). The results from these studies indicate that emotional and affective education is necessary for the school curriculum, but in a way that is not dissociated from scientific education because emotions have always been present in people‘s lives. Through teacher training, it is possible to build ways to promote, develop, and disseminate actions that address emotional education on science education in the curriculum based on aesthetics, emotions, and social well-being. It aligns with what the BNCC proposes in Brazil and with the pillars of GNH at the international level. Thus, we expect to contribute to enhancing and promoting possibilities for inserting emotional education in the curriculum of licentiate undergraduate courses and teacher training courses for active teachers, as well as for its practical dissemination in Basic Education. In that sense, we also expect to contribute to the individual life project of students and to the pillars of GNH, which promotes collective well-being and happiness. Therefore, we expect to create reflections and inquiries, as well as to suggest ways of approaching educational public policies and their expansion in the academic environment, with the strengthening and promotion of new conceptual constructions for addressing the theme in the different teaching and learning spaces.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSciences teachingen
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAmorosityen
dc.subjectAffectivityen
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectGross National Happinessen
dc.subjectSocial-emotional educationen
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleEducação emocional e educação científica : aproximações e possibilidades com a felicidade e o bem-estar socialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001157506pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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