Podcasts no ensino de química : possibilidades em um curso Técnico de química
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Neste trabalho, foi realizado um estudo com o objetivo de investigar as formas de contribuição do uso dos podcasts de divulgação científica como recurso didático no contexto do ensino técnico de química. Esta investigação abordou o modelo de quatro fases de desenvolvimento de interesse (MDI) e a divulgação científica (DC). Para tanto, foram criados podcasts pela licencianda e disponibilizados para os alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Química de uma escola da rede pública estadual de N ...
Neste trabalho, foi realizado um estudo com o objetivo de investigar as formas de contribuição do uso dos podcasts de divulgação científica como recurso didático no contexto do ensino técnico de química. Esta investigação abordou o modelo de quatro fases de desenvolvimento de interesse (MDI) e a divulgação científica (DC). Para tanto, foram criados podcasts pela licencianda e disponibilizados para os alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Química de uma escola da rede pública estadual de Novo Hamburgo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de quatro questionários realizados via google forms. O primeiro questionário possuía como intuito de conhecer os alunos, os seus interesses e seus hábitos com relação ao consumo de podcast. Durante o período de docência, após dois episódios de podcast foi aplicado um segundo questionário a fim de avaliar o interesse sobre o conteúdo e a forma com que ele estava sendo trabalhado. Ao final do período de docência, foi aplicado um último questionário, que tem como objetivo classificar o interesse dos alunos frente à utilização de podcast no ensino adaptado de Martin et al. (2020). O terceiro questionário foi uma espécie de formulário sobre a elaboração de um episódio que os próprios alunos fizeram. A abordagem se deu com um total de 28 alunos de uma turma de química orgânica, que na época fora dividida em duas por conta dos cuidados com o COVID-19. O período de coleta de dados se deu durante o último trimestre letivo destes alunos, de setembro a dezembro de 2021. Através dos dados coletados, foi possível identificar que as atividades desenvolvidas com o uso de podcasts aumentaram o interesse dos alunos pelo tema. Neste sentido, consideramos que os podcasts podem contribuir positivamente no processo de ensino-aprendizagem. ...
Abstract
In this work, a study was carried out with the objective of investigating the ways in which the use of podcasts for scientific dissemination can contribute as a didactic resource in the context of technical teaching of chemistry. This investigation addressed the four-phase model of interest development (MDI) and scientific dissemination (DC). To this end, podcasts were created by the undergraduate student and made available to students in the 3rd year of Technical High School in Chemistry at a ...
In this work, a study was carried out with the objective of investigating the ways in which the use of podcasts for scientific dissemination can contribute as a didactic resource in the context of technical teaching of chemistry. This investigation addressed the four-phase model of interest development (MDI) and scientific dissemination (DC). To this end, podcasts were created by the undergraduate student and made available to students in the 3rd year of Technical High School in Chemistry at a public school in Novo Hamburgo.Data collection was performed through the application of four performed. The first aims to get to know students about their interests and habits regarding podcast consumption. During the teaching period, after two podcast episodes, a second questionnaire was applied in order to assess the interest in the content and the way in which it was being worked. At the end of the teaching period, a final questionnaire was applied, which aims to classify students' interest in the use of podcasts in teaching adapted from Martin et al. (2020). The third questionnaire was a kind of form about the elaboration of an episode that the students themselves made. The approach took place with a total of 28 students from an organic chemistry class, which at the time was divided into two because of the care with COVID-19. The data collection period took place during the last academic quarter of these students, from September to December 2021. Data collection was carried out through the application of four questionnaires with the students. Through the collected data, it was possible to identify that the activities developed with the use of podcasts increased the students' interest in the subject, contributing positively to the teaching-learning process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (611)
Este item está licenciado na Creative Commons License