Eu, Ofélia e Julieta : entre depoimento e criações de personagem em Ainda nem amanheceu
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca analisar a pluralidade de referências presentes na realização do vídeo-espetáculo Ainda nem amanheceu e o processo de criação das personagens Julieta e Ofélia em composição com o relato da atriz em cena. Através de embasamentos teóricos, com conceitos e análises desenvolvido por artistas como Constantin Stanislavski e Patrícia Fagundes, e teóricos, como Jorge Dubatti, o trabalho busca fundamentar e dialogar com as técnicas escolhidas pela atriz, Duda Rhoden, e diretora ...
O presente trabalho busca analisar a pluralidade de referências presentes na realização do vídeo-espetáculo Ainda nem amanheceu e o processo de criação das personagens Julieta e Ofélia em composição com o relato da atriz em cena. Através de embasamentos teóricos, com conceitos e análises desenvolvido por artistas como Constantin Stanislavski e Patrícia Fagundes, e teóricos, como Jorge Dubatti, o trabalho busca fundamentar e dialogar com as técnicas escolhidas pela atriz, Duda Rhoden, e diretora, Liane Venturella. A partir dessa análise, é possível observar diferentes recursos de atuação que conseguem conversar entre si, dando a atriz uma maior repertório e fazendo com que o projeto ganhe uma linguagem pessoal e se torne um registro de seu tempo: um vídeo com bases teatrais. ...
Abstract
This work’s goal is to analyze the plurality of references present in the video-spectacle Ainda nem amanheceu and the creative process behind the development of Juliet and Ophelia’s characters in contrast with the actress’s depositions. Through an theoretical lens, with concepts and analysis developed by artists such as Constantin Stanislavski and Patrícia Fagundes, and theoreticians, such as Jorge Dubatti, this work focuses in substantiating and dialoguing with the techniques chosen by the act ...
This work’s goal is to analyze the plurality of references present in the video-spectacle Ainda nem amanheceu and the creative process behind the development of Juliet and Ophelia’s characters in contrast with the actress’s depositions. Through an theoretical lens, with concepts and analysis developed by artists such as Constantin Stanislavski and Patrícia Fagundes, and theoreticians, such as Jorge Dubatti, this work focuses in substantiating and dialoguing with the techniques chosen by the actress, Duda Rhoden, and the director, Liane Venturella. With this analysis, it’s possible to observe different acting resources that manage to interact within each other, providing the actress with more repertoire and assuring that the project is given a personal language and becomes a register of its time: a video with theatrical basis. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bacharelado.
Coleções
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TCC Teatro (243)
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