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dc.contributor.advisorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.contributor.authorWeston, Fernanda Cirne Limapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T04:52:07Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252086pt_BR
dc.description.abstractA comunicação das enfermeiras é crucial para manter um ambiente hospitalar terapêutico durante o tratamento do câncer, reduzindo o sofrimento e melhorando o desfecho clínico do paciente. Contudo, há uma falta de estudos sobre a comunicação destas profissionais com adolescentes com câncer. Esta dissertação tem por objetivo analisar a comunicação entre enfermeiras e pacientes adolescentes oncológicos, a fim de identificar potencialidades e obstáculos na troca de informações entre as duas partes. Esta análise ocorreu por meio de dois estudos - o primeiro se constitui de uma revisão integrativa abordando a percepção de adolescentes hospitalizados sobre suas interações com as equipe de enfermagem; e o segundo em um artigo qualitativo que avalia as percepções das próprias profissionais em sua comunicação com adolescentes oncológicos. Na revisão integrativa, avaliou-se que a comunicação amigável e gentil gera um maior senso de dignidade aos pacientes adolescentes, com estes compreendendo-a como um respeito à sua individualidade. Contudo, por meio das entrevistas e análise qualitativa, observou-se que para as enfermeiras a comunicação entre os dois é permeada pela compreensão que a morte pode se tornar parte do processo, e esta pode impedi-la de manter-se emocionalmente disponível durante o tratamento de câncer. A comunicação na oncologia pediátrica requer que a enfermeira mantenha um equilíbrio entre se manter emocionalmente disponível ao adolescente oncológico, e distanciar-se do paciente. Seria extremamente benéfico revisar e propor novos processos educativos e apoio organizacional a estas enfermeiras ao lidarem com os aspectos de luto e processo de morte.pt_BR
dc.description.abstractNursing communication is crucial for a successful therapeutic environment in the hospital during cancer treatment, reducing the patient’s suffering and improving clinical outcome. However, there is a lack of studies about the communication between nurses and oncology adolescents. Therefore, this dissertation aims to analyze the communication among nurses and adolescents with cancer and to identify strengths and obstacles within this interaction. This analysis occurred through two studies - one integrative review, which analyzed hospitalized adolescent’s perception with the nursing team; and one qualitative article which evaluates nurses’ own perceptions about their communication with adolescents with cancer. In the integrative review it was analyzed that amicable and gentle communication were associated with an increased sense of dignity in adolescents, which comprehended this approach as a sign of respect to their individualities. However, during the interviews in the qualitative research it was seen that the existing communication between them is permeated with the understanding that death might become part of the process; consequently, it could prevent the nurse from being emotionally available during crucial moments where emotional support is a vital component of the patient’s treatment. Communication in the Pediatric Oncology units require nurses to maintain a fine balance between being emotionally present and at times needing to distance themselves from the patient. It would be highly beneficial to review and provide further educational knowledge and inpatient hospital support systems to these type of nursing professionals when dealing with all aspects of grief and the dying process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPaciente de câncerpt_BR
dc.subjectRelações enfermeiro-pacientept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectAdolescente hospitalizadopt_BR
dc.titlePercepções de enfermeiras sobre sua comunicação com adolescentes oncológicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154184pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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