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dc.contributor.advisorGarcia, Sandro Ruduitpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Tiago Mendes Rodrigues dospt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T04:50:12Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249750pt_BR
dc.description.abstractNosso problema de pesquisa concerne às bases de confiança na vida econômica. Nosso objetivo central de investigação é identificar e analisar os modos de coexistência entre interesses próprios e generosidades nas relações pessoais em acordos e negociações de crédito e cobrança no chão das lojas da rede varejista Casas Bahia entre os anos de 1970 e 2005. Nosso enfoque de pesquisa é qualitativo. Como instrumentos de coleta de dados, mobilizamos entrevistas semiestruturadas com ex-funcionários da rede varejista da Casas Bahia e com frequentadores da loja; recopilação de documentos; consulta a arquivos de dados e análise secundária de bancos de dados e de materiais biográficos compilados. Este estudo mostra como a confiança em pessoas pode estar mediada, em determinados contextos da vida econômica cotidiana, por uma dimensão que não foge ao interesse próprio, mas não funciona puramente sob o princípio da troca. Propriedades intermediárias entre o puro interesse próprio e a pura generosidade poderão ser úteis a quem se interessa pela questão de como se gera confiança na vida econômica – no Brasil e em outras sociedades.pt_BR
dc.description.abstractOur research problem is about the foundations of trust in economic life. Our main research objective is to identify and analyze the modes of coexistence between self-interest and generosity in personal relations under agreements and negotiations of credit and charge at the retail chain Casas Bahia between 1970 and 2005. Our research approach is qualitative. To collect data we mobilized semi-structured interviews with former employees of Casas Bahia and with customers; compilation of documents; consultation of data files and secondary analysis of databases and biographical materials. This study shows how trust in people can be mediated, in certain contexts of everyday economic life, by a dimension that does not escape self-interest, but does not work exclusively under the principle of exchange. Intermediate properties between pure self-interest and pure generosity may be useful to those interested in the question of how trust is generated in economic life – in Brazil and in other societies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConfiançapt_BR
dc.subjectTrusten
dc.subjectCréditopt_BR
dc.subjectCordialityen
dc.subjectEconomic Lifeen
dc.subjectCordialidadept_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectConcrete Personal Relationsen
dc.subjectRelações pessoaispt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titlePersonalismo e confiança pessoal na vida econômica cotidiana: o caso do “Crediário da Casas Bahia” (1970-2005)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001150941pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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