O canto das enlutadas : canções de lamento em Andrômaca, Hécuba, e As troianas de Eurípides
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Após dez anos de conflito armado nas planícies de Troia, todos os homens troianos foram mortos e as mulheres, escravizadas. Esse é o ponto de partida de três peças teatrais de Eurípides (c. 480 - 406 a.C.) que examinamos de maneira independente. Andrômaca (c. 425 a.C.), provavelmente a única peça representada originalmente fora de Atenas, foi estigmatizada pela crítica como um drama secundário. Em Hécuba (c. 424 a.C.), assistimos à reação violenta de uma vítima que deixa de suportar a opressão. ...
Após dez anos de conflito armado nas planícies de Troia, todos os homens troianos foram mortos e as mulheres, escravizadas. Esse é o ponto de partida de três peças teatrais de Eurípides (c. 480 - 406 a.C.) que examinamos de maneira independente. Andrômaca (c. 425 a.C.), provavelmente a única peça representada originalmente fora de Atenas, foi estigmatizada pela crítica como um drama secundário. Em Hécuba (c. 424 a.C.), assistimos à reação violenta de uma vítima que deixa de suportar a opressão. Enquanto em As Troianas (c. 415 a.C.) a rainha recém-destituída permanece em cena ao longo de toda a peça enquanto, a cada Episódio, é visitada pelas mulheres de sua corte que receberão uma a uma o seu quinhão. As três peças ilustram a escravização de mulheres em três diferentes momentos após a guerra de Troia. Todas elas recorrem ao canto solo ou antifonal para demonstrar seus estados emocionais. O presente trabalho se dedica a avaliar o papel da música em peças de teatro do século V a.C., considerando o diálogo entre uma série de canções localizadas em Andrômaca (EURÍPIDES, 1984), Hécuba (EURÍPIDES, 2010) e As Troianas (EURÍPIDES, 2018b) e a tradição religiosa de lamentos funerários ritualísticos. Observamos as canções no contexto da “nova música” aderida por Eurípides, caracterizada por seu mimetismo e efeminação. Assim, identificamos que, na obra do poeta, é a estreita relação entre a mulher e a morte que possibilita a representação do feminino em sua obra, elemento ficcional que será transpassado por elementos da nova música. ...
Abstract
After ten years of armed conflict on the plains of Troy, all the Trojan men were killed and the women enslaved. Here is the starting point of three plays by Euripides (c. 480 – 406 BC) that we have examined independently. Andromache (c. 425 BC), probably the only play originally performed outside Athens, was stigmatized by critics as a secondary drama. In Hecuba (c. 424 BC, we witness the violent reaction of a victim who no longer supports oppression. Whereas in Trojans Women (c. 415 BC), the n ...
After ten years of armed conflict on the plains of Troy, all the Trojan men were killed and the women enslaved. Here is the starting point of three plays by Euripides (c. 480 – 406 BC) that we have examined independently. Andromache (c. 425 BC), probably the only play originally performed outside Athens, was stigmatized by critics as a secondary drama. In Hecuba (c. 424 BC, we witness the violent reaction of a victim who no longer supports oppression. Whereas in Trojans Women (c. 415 BC), the newly deposed queen remains on stage throughout the hole play while, in each Episode, she is visited one by one of the women of her court who will receive their share one by one. The three pieces record the enslavement of women in three different moments after the Trojan War. All of them resort to solo or antiphonal singing to demonstrate their emotional states. The present work is concerned with evaluating the role of music in theater plays from the 5th century BC, considering the dialogue between a series of songs located in Andromache (EURIPIDES, 1984), Hecuba (EURIPIDES, 2010), and Trojan Women (EURIPIDES, 2018b) and the religious tradition of funeral ritual laments. We observe the songs in the context of the “new music” adopted by Euripides, characterized by its mimetism and effeminacy. Thus, we identified that, in the tragedian work, the close relationship between the woman and death enables the representation of the feminine in his work, a fictional element that will be penetrated by elements of the new music. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2855)Letras (1757)
Este item está licenciado na Creative Commons License