Revisão integrativa sobre a consulta de enfermagem : enfoques das abordagens e modelagens de educação em saúde evidenciadas
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Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo teve como objetivo conhecer que enfoques tem orientado as abordagens sobre a consulta de enfermagem apresentadas em periódicos científicos da área nos últimos cinco anos e que modelagens de educação em saúde podem ser identificadas nas experiências de consulta de enfermagem abordadas nestes periódicos. O estudo foi realizado através do método da revisão integrativa, no qual foram pesquisados artigos com a palavra-chave “consulta de enfermagem” no site da Bireme, procurando-se captar ...
Este estudo teve como objetivo conhecer que enfoques tem orientado as abordagens sobre a consulta de enfermagem apresentadas em periódicos científicos da área nos últimos cinco anos e que modelagens de educação em saúde podem ser identificadas nas experiências de consulta de enfermagem abordadas nestes periódicos. O estudo foi realizado através do método da revisão integrativa, no qual foram pesquisados artigos com a palavra-chave “consulta de enfermagem” no site da Bireme, procurando-se captar a totalidade de artigos que abordassem a consulta de enfermagem. Resultaram desta busca 33 artigos, os quais constituem a amostra deste trabalho. Para análise e discussão dos resultados, os artigos foram categorizados de acordo com seus objetivos, metodologias, referenciais teóricos, resultados, conclusões e recomendações. A partir da análise desses dados foram determinados os enfoques que embasaram as abordagens da consulta de enfermagem que são: o filosófico, o educacional, o biomédico, o metodológico e o avaliativo. As modelagens de educação em saúde evidenciadas nas experiências de consulta abordadas foram, na grande maioria, tradicionais. A análise dos artigos sugere que as questões sobre a consulta de enfermagem que mais preocupam os profissionais tem a ver com a dimensão preventiva e terapêutica das ações realizadas neste contexto, com destaque ao caráter biológico das situações tratadas na consulta. Neste sentido, parece ser pouco valorizada a dimensão educativa da consulta de enfermagem, apesar de ficar evidenciado nos artigos pesquisados o reconhecimento da relação entre uma dimensão e a outra. O que parece ter pouca importância para os autores é a análise de como esta educação se dá, sugerindo uma certa acomodação e o pressuposto de que não há o que questionar com relação aos modos de se fazer educação em saúde no espaço da consulta de enfermagem. Nesse sentido sugere-se a apropriação de outros conceitos, que não apenas aqueles referentes à dimensão biológica dos processos de adoecimento, para transpor a superficialidade e a verticalidade que vem permeando as consultas de enfermagem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
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TCC Enfermagem (1140)
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