Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Daniela Alves dapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-20T04:52:52Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/247482pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte da questão problematizadora de “Identificar espaços não formais favoráveis ao ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e compreender as propostas pedagógicas para um contexto da Educação Básica, Ensino Fundamental, anos finais, no município de Porto Alegre”. Na compreensão de Educação dialógica e problematizadora proposta pelo autor Paulo Freire – como impulso teórico e prático do movimento Cidades Educadoras, onde as suas ações são instrumentalizadas pela Carta das Cidades Educadoras – busca-se, a partir do objetivo, identificar espaços não formais que atuam com temáticas relacionadas a Ciências da Natureza e suas Tecnologias em um contexto da Educação Básica, Ensino Fundamental, anos finais, no município de Porto Alegre/RS. A metodologia aplicada é de natureza quali-quantitativa e, como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa online e a aplicação de um questionário semiestruturado, enviado para gestores ou responsáveis dos espaços identificados no levantamento inicial. A análise temática e descritiva proporcionou como resultado um panorama quali-quantitativo de dez espaços não formais com potenciais para serem utilizados como recurso pedagógico e aporte de planejamento para docentes, profissionais da área da educação e, ainda, para a divulgação científica. Como conclusão, propôs-se um Guia Digital de Espaços Não Formais, a fim de contribuir para a aproximação e combinação de diferentes arranjos educacionais para a Educação em Ciências da Natureza em diferentes espaços educativos.pt_BR
dc.description.abstractThis research starts from the problematizing question of "Identifying non-formal spaces favorable to teaching-learning in Nature Science and its Technologies and understanding the pedagogical proposals for a context of Basic Education, Elementary School, final years, in the city of Porto Alegre". In the understanding of dialogical and problematizing Education proposed by Paulo Freire - as a theoretical and practical impulse of the Educating Cities movement, where its actions are instrumentalized by the Letter of Educating Cities - the aim is to identify non-formal spaces that work with themes related to Natural Sciences and its Technologies in a context of Basic Education, Primary School, final years, in the city of Porto Alegre/RS. The nature`s methodology applied is qualitative and quantitative, and as instruments of data collection, we used an online survey and the utilization of a semi-structured questionnaire, sent to managers or persons in charge of the non-formal spaces identified in the initial survey. The thematic and descriptive analysis provided as a result a qualitative and quantitative overview of ten non-formal spaces with potential to be used as pedagogical resources and planning support for teachers, education professionals, and also for dissemination of scientific knowledge. In conclusion, a Digital Guide of Non-Formal Spaces was proposed, in order to contribute to the approximation and combination of different educational programs for Education in Natural Sciences in different educational spaces.en
dc.description.abstractEsta investigación parte de la pregunta problematizadora de "Identificar espacios no formales favorables a la enseñanza-aprendizaje en Ciencias de la Naturaleza y sus Tecnologías y comprender las propuestas pedagógicas para un contexto de Educación Básica, Escuela Primaria, últimos años, en la ciudad de Porto Alegre". En la comprensión de la Educación dialógica y problematizadora propuesta por Paulo Freire - como impulso teórico y práctico del movimiento de las Ciudades Educadoras, donde sus acciones son instrumentalizadas por la Carta de las Ciudades Educadoras - el objetivo es identificar espacios no formales que trabajen con temas relacionados con las Ciencias de la Naturaleza y sus Tecnologías en un contexto de Educación Básica, Escuela Primaria, últimos años, en la ciudad de Porto Alegre/RS. La metodología aplicada es de carácter cualitativo y cuantitativo y, como instrumentos de recogida de datos, se utilizó la encuesta online y la aplicación de un cuestionario semi-estructurado, enviado a los gestores o responsables de los espacios identificados en la encuesta inicial. El análisis temático y descriptivo proporcionó como resultado un panorama cualitativo y cuantitativo de diez espacios no formales con potencialidad para ser empleados como recurso pedagógico y de apoyo a la planificación de docentes, profesionales del área de la educación y también para la divulgación científica. Como conclusión, se propuso una Guía Digital de Espacios No Formales, con el fin de contribuir a la aproximación y combinación de diferentes disposiciones educativas para la Educación en Ciencias de la Naturaleza en diferentes espacios educativos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectNon-formal spaceen
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectNatural sciencesen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectEducating cityen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEspacio no formales
dc.subjectCiencias naturaleses
dc.subjectEscuela primariaes
dc.subjectCiudad educadoraes
dc.titleEspaços não formais para o ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias/anos finais do ensino fundamental : um estudo no município de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001147788pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples