Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPizzato, Michelle Camarapt_BR
dc.contributor.authorBrasil, Gabriela Dipicolipt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T04:47:50Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/247054pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar como um processo de formação continuada de professores, oferecida de forma remota com a temática Paleontologia, pode contribuir para as práticas educativas e reflexivas dos professores de ciências. Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos específicos, os quais estruturaram a dissertação: caracterizar as produções científicas sobre Formação Continuada de Professores de Ciências no Brasil, nos últimos 10 anos, tendo como referência as Dissertações e Teses do Banco de Teses e Dissertações da CAPES; identificar e caracterizar as principais orientações conceituais e metodológicas para o Ensino de Paleontologia para a Educação Básica; verificar as particularidades sobre a temática Paleontologia em aplicativos digitais; elaborar, aplicar e avaliar uma oficina de formação continuada de professores de ciências sobre Paleontologia, que vise a reflexão sobre a prática docente e o uso de práticas educativas diversificadas. Os três primeiros objetivos foram concretizados em forma de artigos, apresentados integralmente no corpo da dissertação. Para contemplar o quarto objetivo, foi elaborada e ofertada uma oficina de formação continuada de professores em Paleontologia para os professores de ciências de forma participativa, com o total de 10 encontros, ocorrido no ano de 2021. Quanto aos instrumentos de produção de dados, foram aplicados dois questionários: um inicial, com o objetivo de conhecer a formação inicial das professoras, bem como a sua área de atuação e o que elas gostariam de aprender durante a oficina, e um final, com o objetivo de verificar como a oficina contribuiu para a formação continuada de cada uma e as contribuições com relação a oficina. Além desses, também foram considerados como dados os planos de aula elaborados pelas participantes e apresentados em um dos encontros. Concluiu-se, após a pesquisa, que a formação continuada de professores de ciências, na forma crítica e reflexiva contribui ativamente para a carreira profissional do professor e que ainda é de grande valia para que os professores possam buscar conhecimento e aprofundamento na sua área de atuação.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to analyze how a process of continuous teacher education, offered remotely with the theme Paleontology, can contribute to the educational and reflective practices of science teachers. To this end, the following specific objectives were proposed, which structured the dissertation: to characterize the scientific productions on Continuing Education of Science Teachers in Brazil, in the last 10 years, based on the Dissertations and Theses of the Capes Thesis and Dissertations Database; identify and characterize the main conceptual and methodological guidelines for the Teaching of Paleontology for Basic Education; to verify the particularities on paleontology in digital applications; develop, apply and evaluate a workshop for the continuing training of science teachers on Paleontology, which is to reflect on teaching practice and the use of diversified educational practices. The first three objectives were achieved in the form of articles, presented entirely in the dissertation body. To contemplate the fourth objective, a workshop of continuing training of professors in Paleontology was elaborated and offered for science teachers in a participatory way, with a total of 10 meetings, which took place in 2021. As for the data production instruments, two questionnaires were applied: an initial one, with the objective of knowing the initial training of the teachers, as well as their area of activity and what they would like to learn during the workshop, and an end, with the objective of verifying how the workshop contributed to the continuous training of each one and the contributions in relation to the workshop. In addition to these, the lesson plans elaborated by the participants and presented in one of the meetings were also considered as data. It was concluded, after the research, that the continued training of science teachers, in the critical and reflective way, actively contributes to the professional career of the teacher and that it is still of great value for teachers to seek knowledge and deepening in their area of activity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectReflectionen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.titleA formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001146256pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples