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dc.contributor.advisorBenetti, Márciapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luciano Alfonso dapt_BR
dc.date.accessioned2010-07-15T04:19:37Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24668pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga o uso da personalização como estratégia discursiva do jornalismo cultural, tomando, como objeto, textos jornalísticos sobre a Fundação Iberê Camargo publicados na mídia impressa nacional e internacional. Partimos do pressuposto de que o jornalismo é um importante lugar de produção de sentidos sobre valores contemporâneos, incluindo parte significativa do conhecimento construído sobre cultura e arte. O recorte temporal de coleta do material empírico abrange os sete primeiros meses de 2008, que inclui o período anterior e posterior à inauguração da nova sede da Fundação. Identificamos a forte presença da personalização como estratégia discursiva, examinando, por meio da Análise de Discurso, como sentidos sobre a arte contemporânea e sobre o museu contemporâneo são construídos a partir da referência a Álvaro Siza, o arquiteto responsável pelo prédio da Fundação. O corpus consolidado é constituído de 11 textos, nos quais são analisadas 116 seqüências discursivas pertinentes à problemática central. Concluímos que a personalização constrói quatro sentidos predominantes sobre arte (“o artista”, “o estrangeiro”, “o profissional” e “o humano”) e dois sentidos predominantes sobre museu (“o museu como obra de arte” e “o museu orgânico”).pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the employment of personification as a discursive strategy of cultural journalism, taking as object the texts about the Iberê Camargo Foundation published in national and international press. It departs from the perspective that journalism is an important place for the production of meaning around contemporary values, including a significant part of knowledge built on art and culture. The timely approach of collecting data on empirical material encompasses the seven initial months of 2008, which includes the period prior and subsequent to the inauguration to the new building of the Foundation. We identified a strong presence of a personalized discursive strategy, through Discourse Analysis, how meaning around contemporary art and on the contemporary museum is constructed departing from the image of Álvaro Siza, the architect which designed the Foundation building. The consolidated corpus is comprised by 11 texts, in which it is analyzed 116 discursive sequences pertaining to the central issues of the argument. The conclusion is that personalizing creates four predominant stances of meaning on art (“the artist,” “the foreigner”, “the professional” and “the human being”) and two stances of meaning predominantly on the museum (“the museum as an art work” and “the organic museum”).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismo culturalpt_BR
dc.subjectCultural journalismen
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFundação Iberê Camargopt_BR
dc.subjectPersonificationen
dc.subjectMuseumen
dc.subjectÁlvaro Siza: Iberê Camargo foundationen
dc.titlePersonalização como estratégia discursiva do jornalismo : o caso da Fundação Iberê Camargopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000748049pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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