Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEndruweit, Magali Lopespt_BR
dc.contributor.authorLadelfa, Alessandro da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T04:54:58Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/245332pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral averiguar o papel do monitor acadêmico na disciplina de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa I (LPT I) ofertada aos alunos do curso de bacharelado em Letras na UFRGS. Perseguindo esse objetivo, o trabalho se divide em cinco partes. A primeira parte apresenta o lugar de onde essa pesquisa começa. A segunda traz a análise da Instrução Normativa nº 03/2013 da Prograd/Sead e uma síntese de outras pesquisas servindo de ponto de partida para a reflexão sobre o papel do monitor na universidade. A terceira parte exemplifica como é o andamento da disciplina de LPT I bem como o seu objeto de estudo. A quarta parte descreve a concepção de língua que baseia as reflexões deste trabalho a partir da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste. A quinta parte se destina a discutir sobre o papel do monitor em LPT I, concluindo de que é possível percebê-lo em quatro diferentes posições: o monitor um pouco professor, um pouco aluno; o monitor como um modelo de aluno; o monitor em um metalugar — ensina escrita ao mesmo tempo que aprende escrita —; e o monitor como interlocutor e mediador de letramento.pt_BR
dc.description.abstractThis bachelor’s thesis aims to make a discussion about the role of the university monitor in the discipline Leitura e Produção de textos em Língua Portuguesa I (LPT I), which is offered to Letras’s Bachelor students at UFRGS. To reach this objective, this work is divided into four parts. The first one shows where this research starts. The second one brings an analysis of the Instrução Normativa nº 03/2013 from Prograd/Sead as well as a summary of other research, serving as a starting point for the following discussion. The third part exemplifies how the LPT I classes are handled and its purpose. The fourth part describes the concept of language through Emile Benveniste’s Linguistics of Enunciation on which the following reflections are going to be based. The fifth part intends to discuss the roles of the monitor in LPT I concluding that it is possible to divide them into four different positions: the monitor as a teacher and as a student; the monitor as a student model; the monitor in a meta place — teaches writing at the same time as learns writing; and the monitor as interlocutor and mediator.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectStudent monitoring systemen
dc.subjectEnunciationen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectReadingen
dc.titleO papel do monitor acadêmico na disciplina de leitura e produção de textos em língua portuguesa Ipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145544pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples