A obtenção de texturas na síntese de imagens realísticas num ambiente limitado
dc.contributor.advisor | Laschuk, Anatolio | pt_BR |
dc.contributor.author | Walter, Marcelo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-06-30T04:19:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1991 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/24181 | pt_BR |
dc.description.abstract | As técnicas para síntese de textura em Computação Gráfica constituem um grupo bem específico cujo objetivo principal é a inclusão, na imagem, de alguma informação visual que aumente a percepção de realismo. São identificadas técnicas para síntese de textura com características favoráveis a implementação num ambiente limitado cujo aspecto central é a placa de vídeo VGA, a saber: mapeamento de textura, "bump mapping" e textura sólida. Um sistema para visualização de objetos simples com aplicação das técnicas selecionadas é descrito e implementado. Várias imagens são sintetizadas e os resultados analisados considerando-se o nível de realismo atingido. É explorado o uso de padrões para incremento da resolução visual das imagens em conjunto com a técnica de mapeamento de textura. Apresenta-se uma série de definições para textura das áreas de Computação Gráfica, Psicologia e Processamento de Imagens. Estas definições se integram e possibilitam a formação de um conceito genérico sobre o assunto. Os modelos e técnicas para descrição e síntese de texturas são apresentados, identificando-se as tendências nesta área. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Computer Graphics texture synthesis techniques are a well defined group which main goal is to add visual information to the image. This visual information will increase the realism. Texture synthesis techniques for implementation in a limited environment are identified, namely texture mapping, bump mapping and solid texture. The main aspect of the environment is the VGA video card. A system is described and implemented to visualize simple objects where the selected texture synthesis techniques were applied . Some images are synthesized and the results are analysed. It is explored the use of patterns to increase images visual resolution in conection with texture mapping technique. It is presented a set of texture definitions from Computer Graphics, Psychology and Image Processing studies. These definitions are integrated and make possible to form a generic concept about the subject. Models and techniques for texture description and synthesis are presented. This survey identified trends in this area. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Realismo : Computacao grafica | pt_BR |
dc.subject | Computer graphics | en |
dc.subject | Computação gráfica | pt_BR |
dc.subject | Realism | en |
dc.subject | Texture synthesis techniques | en |
dc.subject | Texture mapping | en |
dc.subject | Solid texture | en |
dc.subject | Bump mapping | en |
dc.title | A obtenção de texturas na síntese de imagens realísticas num ambiente limitado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000031989 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Informática | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1991 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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