Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFinger, Ingridpt_BR
dc.contributor.authorTessmer, Cristóferpt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T04:53:11Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241543pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar o aprendizado de inglês em brasileiros bilíngues, que têm a língua portuguesa como nativa e o inglês como língua adicional, e que aprenderam inglês devido a prática cotidiana de jogos digitais (sejam esses jogos executados em dispositivos eletrônicos dedicados exclusivamente para esse fim, computadores ou celulares contemporâneos). Para investigar os efeitos que os jogos digitais têm sobre o processo de aquisição de inglês, um questionário de histórico de linguagem personalizado foi elaborado para a realização dessa investigação, considerando as particularidades da população brasileira praticante de jogos digitais. Realizaram as tarefas propostas no questionário 75 participantes, adolescentes e adultos, 12 pessoas do sexo feminino (16%) e 63 pessoas do sexo masculino (84%). A idade dos participantes varia entre 15 e 42 anos e a média da idade desses participantes é 26,21 anos. A maioria desses participantes (88%) concluiu ou está concluindo o ensino superior. Os resultados desta pesquisa revelaram que quanto mais cedo os participantes iniciaram a prática de jogos digitais, como consequência, mais cedo começaram o processo de aquisição da língua inglesa. Ainda, não foi encontrada correlação estatisticamente significativa entre a proficiência autoavaliada nas quatro competências linguísticas no inglês (fluência oral, escrita, proficiência auditiva e leitura) e a frequência da prática cotidiana de jogos digitais. Este estudo contribui para o preenchimento de uma lacuna empírica encontrada na área da psicolinguística, considerando o efeito da prática de jogos digitais no aprendizado do inglês como língua adicional.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate the English learning process in Brazilian bilinguals, who have Portuguese as their native language and English as an additional language, and who have learned English due to the daily practice of digital games (whether these games are played on electronic devices dedicated exclusively to games, computers or contemporary cell phones). In order to investigate the effects that digital games have on the learning process of English as an additional language, a custom Language history questionnaire (LHQ) was developed to be applied in this investigation, this questionnaire had considered the particularities of the Brazilian digital game players’ population. 75 participants, adolescents and adults, 12 females (16%) and 63 males (84%) performed the tasks proposed in the questionnaire. The participants’ ages range from 15 to 42 years and the average age of these participants is 26.21 years old. Most of these participants (88%) have completed or are completing higher education courses. The results of this research revealed that the earlier the participants began the practice of digital games, as a consequence, the sooner the process of acquiring the English language began. Still, no statistically significant correlation was found between self-rated proficiency in the four English language skills (oral fluency, writing, listening, and reading) and the frequency of everyday digital game practice. This study contributed to fill an empirical gap found in the area of psycholinguistics, considering the effect of digital games practice on learning English as an additional language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAquisição da linguagem (segunda língua)pt_BR
dc.subjectBilingualismen
dc.subjectLanguage history questionnaireen
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectDigital gamesen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.titlePrática de jogos digitais e a aprendizagem de inglês como língua adicional em contexto brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143196pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples