Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanini, Claudio Vesciapt_BR
dc.contributor.authorBubenick, Carolina Hagemannpt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T04:52:57Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241533pt_BR
dc.description.abstractO gótico do sul dos Estados Unidos conta com um extenso cânone literário, composto por autores como William Faulkner e Flannery O’Connor. Recentemente, este subgênero tem se tornado cada vez mais recorrente nas telas de TV também, presente em séries como Sharp Objects e American Horror Story: Coven , por exemplo. O presente trabalho visa analisar a representação do gótico do sul dos Estados Unidos na primeira temporada de True Detective , série de antologia criada por Nic Pizzolatto. Com base nas definições estabelecidas por Verstraten (2006) e Bal (2009), a primeira temporada da série será analisada com ênfase em elementos narratológicos, bem como de sua cinematografia e de mise-en-scène . O gênero Gótico é definido com base em Botting (1996), sendo sua vertente sul-estadunidense descrita de acordo com Crow e Street (2016). Ao fim da pesquisa, foi possível perceber que elementos como figurino, adereços, cenário, ângulos de câmera e focalização têm, de fato, um impacto na maneira como o gótico sulista é apresentado e, por consequência, percebido pelo espectador.pt_BR
dc.description.abstractThe Southern American Gothic has an extensive literary canon, composed by authors such as William Faulkner and Flannery O’Connor. Recently, this subgenre has become more and more recurrent on the TV screens, too, appearing in series such as Sharp Objects and American Horror Story: Coven , for example. This research aims at analyzing the representation of the Southern American Gothic in the first season of True Detective , an anthology series created by Nic Pizzolatto. Based on the definitions established by Verstraten (2006) and Bal (2009), the first season of the series will be analyzed with emphasis on its narratological elements, as well as its cinematography and mise-en-scène . The definition for Gothic as a literary genre is based on Botting (1996), being the Southern American Gothic described according to The Palgrave Handbook of Southern Gothic by Crow and Street (2016). By the end of the research, it became clear that elements such as costumes, props, setting, camera angles and focalization have, indeed, an impact on how the Southern American Gothic is presented and, consequently, perceived by the viewer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrue Detectiveen
dc.subjectCinema e literaturapt_BR
dc.subjectNarratologiapt_BR
dc.subjectSouthern American Gothicen
dc.subjectGóticopt_BR
dc.subjectNarratologyen
dc.titleAn analysis of the southern american gothic in season one of True detective from the perspective of narratologypt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143182pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples