As tramas da dança e das artes na educação : reflexões a partir do programa de residência pedagógica
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esse trabalho problematiza a experiência da autora no Programa de Residência Pedagógica da CAPES, no Subprojeto Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no grupo de trabalho do Colégio de Aplicação (CAp) da mesma universidade. Visa refletir sobre os modos em que a experiência no Programa de Residência Pedagógica fomenta a formação docente em Dança e a manutenção do ensino público de qualidade. Tem como objetivos específicos descrever o contexto vivido pela residente-pesquisa ...
Esse trabalho problematiza a experiência da autora no Programa de Residência Pedagógica da CAPES, no Subprojeto Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no grupo de trabalho do Colégio de Aplicação (CAp) da mesma universidade. Visa refletir sobre os modos em que a experiência no Programa de Residência Pedagógica fomenta a formação docente em Dança e a manutenção do ensino público de qualidade. Tem como objetivos específicos descrever o contexto vivido pela residente-pesquisadora no período de Outubro de 2020 à Maio de 2021, narrando a forma de trabalho desenvolvida diante do cenário pandêmico da COVID-19; apontar temas observados no decorrer da situação apresentada, tidos como mais relevantes para o problema de pesquisa, que serão denominados como eixos emergentes; apresentar discussões sobre os assuntos encontrados com base em revisão bibliográfica. A investigação se apoia em uma análise observadora de todos os registros virtuais realizados no período especificado e do caderno de anotações da residente-pesquisadora. A partir da análise observadora de registros, foram destacados e descritos quatro eixos. Os dois primeiros se voltaram a duas características organizacionais do projeto, sendo a aproximação com profissionais atuantes no ensino básico e a criação de uma comunidade pedagógica nas Artes. Os outros últimos eixos tratam de características empíricas que partiram da relação e interesses em comum entre o grupo participante. Estes foram a afirmação do ensino das Artes na escola como possível construtor de conhecimento e o sentido de (re)invenção da docência. ...
Resumen
Este trabajo problematiza la experiencia del autor en el Programa de Residencia Pedagógica de CAPES, en el Subproyecto Artes de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), necesariamente en el grupo de trabajo del Colegio de Aplicación (CAp) de la misma universidad. Pretende reflexionar sobre las formas en que la experiencia en el Programa de Residencia Pedagógica promueve la formación de profesores de Danza y el mantenimiento de la educación pública de calidad. Tiene como objetivos es ...
Este trabajo problematiza la experiencia del autor en el Programa de Residencia Pedagógica de CAPES, en el Subproyecto Artes de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), necesariamente en el grupo de trabajo del Colegio de Aplicación (CAp) de la misma universidad. Pretende reflexionar sobre las formas en que la experiencia en el Programa de Residencia Pedagógica promueve la formación de profesores de Danza y el mantenimiento de la educación pública de calidad. Tiene como objetivos específicos describir el contexto vivido por el residente-investigador desde Octubre de 2020 hasta Mayo de 2021, describiendo la forma de trabajo desarrollada ante el escenario de pandemia del COVID-19; señalar temas observados en el transcurso de la situación presentada, considerados de mayor relevancia para el problema de investigación, que serán denominados ejes emergentes; presentar discusiones sobre los temas encontrados a partir de una revisión bibliográfica. La investigación se apoya en un análisis observador de todos los registros virtuales realizados en el período especificado y en la libreta del residente-investigador. A partir del análisis observador de los registros, se destacaron y describieron cuatro ejes. Los dos primeros se centraron en dos características organizativas del proyecto, siendo el acercamiento con los profisionales que trabajan en la educación básica y la criación de una comunidad pedagógica en las Artes. Los otros últimos ejes versan sobre características empíricas que partieron da relación e intereses comunes entre el grupo participante. Estos fueron la afirmación de la enseñanza de las Artes en la escuela como posible constructora de conocimento y el sentido de (re)invención de la enseñanza. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
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TCC Dança (148)
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