Tecer a dança no corpo : transdisciplinaridade e somática como pistas para uma dança própria
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Tramada pela A/r/tografia, a pesquisa propõe um olhar para a experiência do corpo, em especial para a experiência do meu corpo que dança. Com o auxílio de ferramentas que denominei apetrechos de tecelã, (re)construo memórias e experimento a pesquisa no corpo, na busca por uma escrita incorporada, encarnada. Costuro uma teia, portanto, utilizando fios transdisciplinares e somáticos, forjando uma trama tecida pelo corpo. Do ponto de vista transdisciplinar a apreensão do mundo se dá a partir da ex ...
Tramada pela A/r/tografia, a pesquisa propõe um olhar para a experiência do corpo, em especial para a experiência do meu corpo que dança. Com o auxílio de ferramentas que denominei apetrechos de tecelã, (re)construo memórias e experimento a pesquisa no corpo, na busca por uma escrita incorporada, encarnada. Costuro uma teia, portanto, utilizando fios transdisciplinares e somáticos, forjando uma trama tecida pelo corpo. Do ponto de vista transdisciplinar a apreensão do mundo se dá a partir da experiência do sujeito, sob uma perspectiva sistêmica e holística. O soma, nomeado por Thomas Hanna (1986), é o corpo vivido, percebido pela primeira pessoa, e portanto, a experiência do corpo é pilar central da abordagem somática. Tomando a experiência do corpo como pilar central da pesquisa, a proposição aqui é a de que dançar é desejar a experiência do corpo, na busca por uma dança própria, tecida e forjada na experiência de si de cada ser. ...
Abstract
Plotted by A/r/tography, the research proposes a look at the experience of the body, especially the experience of my body that dances. With the help of tools that I called weaver's implements, I (re)construct memories and experiment with research on the body, in the search for an embodied, incarnated writing. I sew a web, therefore, using transdisciplinary and somatic threads, forging a weft woven by the body. From a transdisciplinary point of view, the apprehension of the world takes place fro ...
Plotted by A/r/tography, the research proposes a look at the experience of the body, especially the experience of my body that dances. With the help of tools that I called weaver's implements, I (re)construct memories and experiment with research on the body, in the search for an embodied, incarnated writing. I sew a web, therefore, using transdisciplinary and somatic threads, forging a weft woven by the body. From a transdisciplinary point of view, the apprehension of the world takes place from the subject's experience, under a systemic and holistic perspective. The soma, named by Thomas Hanna (1986), is the lived body, perceived by the first person, and therefore, the experience of the body is a central pillar of the somatic approach. Taking the experience of the body as the central pillar of the research, the proposition here is that dancing is to desire the experience of the body, in the search for a dance of its own, woven and forged in the experience of the self of each being. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
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TCC Dança (148)
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