Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGhisleni, Angela Peñapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Anne Caroline Faversani dapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T04:45:53Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240572pt_BR
dc.description.abstractPesquisas apontam o papel da interprofissionalidade na melhora da saúde de pacientes e comunidades e do clima de trabalho e confiança entre colegas. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância do aprendizado interprofissional nas instituições de ensino superior. O presente estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, com objetivo de avaliar a qualidade de artigos que trazem a interprofissionalidade como causa ou consequência de impactos na assistência em saúde e formar um corpo de conhecimento sobre o assunto. Para atingir este objetivo, foram selecionados artigos do Journal of Interprofessional Care, publicados a partir de 2016 e que trouxessem a interligação dos temas “interprofessional” e “healthcare improvement” ou “patient outcome”. Dos seis artigos selecionados, cinco foram avaliados com o auxílio da ferramenta Mixed Methods Appraisal Tool (MMAT), que identificou que a metodologia e condução de todos os estudos foram rigorosas, assegurando sua qualidade. O tema mais abordado nos artigos selecionados é a relação da interprofissionalidade com a melhora da comunicação e da confiança no ambiente de trabalho. Embora a relevância seja estabelecida, ainda há poucos estudos que de fato explicitam impactos na assistência em saúde relacionados à interprofissionalidade, possivelmente pela dificuldade de avaliar este efeito. Pesquisas futuras são necessárias de modo a reforçar a relevância deste tema, reconhecidamente importante para a saúde de modo geral.pt_BR
dc.description.abstractResearch has indicated the role of interprofessionality in the improvement of patients and community health and in the workplace climate and trust between colleagues. Furthermore, the World Health Organization (WHO) acknowledges the importance of interprofessional learning in higher education institutions. This study consists in an integrative literature revision, aiming to assess the quality of articles which bring interprofessionality as a cause or consequence of impacts in healthcare assistance and to develop a body of knowledge about the subject. In order to reach the objective, the selection was based on the articles published in the Journal of Interprofessional Care, from 2016, that integrated the terms “interprofessional” and “healthcare improvement” or “patient outcome”. Of the six articles selected, five were assessed with the support of Mixed Methods Appraisal Tool (MMAT), which identified that the methodology and conduction of the articles were rigorous, ensuring its quality. The most discussed topic in the selected articles was the association between interprofessionality and the improvement in communication and trust in the workplace. Although the relevance is already established, articles that actually show impacts in healthcare assistance related to interprofessionality are still scarce, possibly due to the difficulty in assessing this effect. Future research is needed in order to reinforce the relevance of this subject, evidently important to health and healthcare improvement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterprofessionalen
dc.subjectPessoal de saúdept_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectIntegrative revisionen
dc.subjectWorkplace environmenten
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectInterprofessional identityen
dc.titleInterprofissionalidade nas equipes de saúde multiprofissionais : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142231pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationNutriçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples