Acessibilidade : análise e proposta de intervenção junto ao quarteirão 2 do Campus Centro da UFRGS
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Visando a inclusão de pessoas com deficiência e demais usuários, este trabalho busca promover a acessibilidade no Quarteirão 2 do Campus Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para as condições de pessoa em cadeira de rodas (P.C.R.), pessoa com mobilidade reduzida (P.M.R.) e pessoas com deficiência visual ou baixa visão. O Brasil possui vasta legislação que firma diretrizes importantes ao exercício dos direitos dos cidadãos e alcança diversos setores, inclusive aqueles que ...
Visando a inclusão de pessoas com deficiência e demais usuários, este trabalho busca promover a acessibilidade no Quarteirão 2 do Campus Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para as condições de pessoa em cadeira de rodas (P.C.R.), pessoa com mobilidade reduzida (P.M.R.) e pessoas com deficiência visual ou baixa visão. O Brasil possui vasta legislação que firma diretrizes importantes ao exercício dos direitos dos cidadãos e alcança diversos setores, inclusive aqueles que se referem ao acesso e a utilização de espaços físicos. Apesar das garantias legais, a realidade apresenta barreiras impeditivas ao usufruto de oportunidades com autonomia, segurança e conforto. Frente ao exposto, esta pesquisa avaliou a circulação externa de cinco prédios por meio de um checklist fundamentado nos requisitos encontrados na NBR 9050 (ABNT, 2020). Nas rotas entre os prédios foram identificadas diversas barreiras. Os levantamentos apontaram, principalmente, a não conformidade do dimensionamento de rampas, escadas fixas e degraus isolados, assim como a ausência de proteções contra queda e de sinalização tátil e visual nos passeios. Os pisos apresentam diversas irregularidades nos revestimentos, grelhas e caixas de inspeção. Esses aspectos, quando reunidos, atuam como um impeditivo da utilização com segurança e autonomia, principalmente para os usuários que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Para intervir nos itens construtivos mais críticos, foram indicadas intervenções como o correto dimensionamento dos elementos utilizados para vencer desníveis existentes ao alterar a inclinação e a largura de rampas, adequar as dimensões de degraus e escadas e propor a instalação de uma plataforma elevatória. Da mesma forma, visando eliminar obstáculos, foi feita a análise e especificação de materiais substitutos mais adequados em relação aos atualmente empregados, o dimensionamento de corrimãos, guias de balizamento e proteções verticais para promover a segurança, assim como a indicação de sinalização tátil e visual para prover orientação e mobilidade a todas as pessoas. Ao final da pesquisa, concluiu-se que é possível promover a acessibilidade a partir da adequação do espaço físico da Universidade, sendo que o investimento é justificado pelo extenso impacto e benefícios associados. Há diversas oportunidades de melhoria a serem aproveitadas e colocadas em prática para transformar o ambiente da UFRGS e torná-la um ideal e uma referência de inclusão. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5856)
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