Conhecimento de professores sobre comportamento suicida em adolescentes
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Objetivo: Identificar o conhecimento de professores sobre comportamento suicida em adolescentes. Método: estudo exploratório-descritivo, qualitativo, realizado em uma escola estadual no município de Porto Alegre, RS, Brasil. Participaram do estudo 12 professores. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2019 mediante entrevista semiestruturada. As entrevistas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Foram construídas três categorias: "Sinais de alerta para ...
Objetivo: Identificar o conhecimento de professores sobre comportamento suicida em adolescentes. Método: estudo exploratório-descritivo, qualitativo, realizado em uma escola estadual no município de Porto Alegre, RS, Brasil. Participaram do estudo 12 professores. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2019 mediante entrevista semiestruturada. As entrevistas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Foram construídas três categorias: "Sinais de alerta para o suicídio", relacionada aos sinais identificados pelos profissionais; "Fatores de risco para o suicídio", que apontam os motivos que poderiam levar adolescentes a apresentarem este tipo de comportamento; e, "Ações e dificuldades" referentes às condutas adotadas pelos mesmos e suas dificuldades frente ao tema. Conclusão: Foi possível identificar que os professores reconhecem alguns sinais de comportamento suicida e o que os causa. Porém, é preciso qualificá-los para trabalhar com o assunto, visto que eles se sentem inseguros para agir em momentos mais críticos, gerando principalmente sentimentos de tristeza e culpa. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
-
TCC Enfermagem (1140)
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