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dc.contributor.advisorQuintero, Pablopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Elis Alberta Ribeiro dospt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T04:45:36Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237884pt_BR
dc.description.abstractEste tecido epistêmico de produção indígena discorre acerca da singularidade da etnia Warao, remontando uma história de mais de oito mil anos, cujo território de origem sacraliza a região do Delta do Rio Orinoco, mais especificamente ao estado Delta Amacuro, que atualmente corresponde ao Nordeste Venezuelano, constituindo a segunda maior população indígena provinda da Venezuela. De acordo com o censo realizado em 2011, atualmente os Warao são aproximadamente 49 mil indígenas. O povo Warao tem sido tradicionalmente uma sociedade de pescadores e coletores, sem a presença de elementos cerâmicos. Devido aos fortes impactos socioambientais, provocados por sucessivos projetos de desenvolvimento econômico do governo venezuelano, e várias outras ações de cunho colonial, desde a década de 1960 os/as Warao têm sobrevivido a tragédias e promovidos ciclos de deslocamentos forçados para regiões urbanas da Venezuela, até chegarem ao Brasil. A partir dos enfrentamentos sociais e políticos que os Warao vêm enfrentando na cidade de Manaus/AM, esta dissertação analisa os impactos e transformações que este grupo étnico vem passando, principalmente nos contextos urbanos, onde desenvolvem práticas de reprodução da vida adaptativas de acordo com sua organização tradicional. Há muito que ser enfrentado pelos Warao no Brasil, situação para a qual as instituições que os acompanham têm buscado soluções. No entanto, a vulnerabilidade por que os/as indígenas, principalmente pela violação dos seus direitos humanos como indígenas, refugiados e migrantes, tem ocasionado os constantes deslocamentos pelas regiões brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractThis epistemic fabric of indigenous production talks about the uniqueness of the Warao ethnic group, retracing a history of more than eight thousand years, whose territory of origin sacralizes the Orinoco River Delta region, more specifically to the Delta Amacuro state, which currently corresponds to the Venezuelan Northeast. Constituting the second largest indigenous population from Venezuela. According to the census carried out in 2011, the Warao are currently approximately 49 thousand indigenous people. The Warao people have traditionally been a society of fishermen and collectors, without the presence of ceramic elements. Due to the strong social and environmental impacts caused by successive economic development projects of the Venezuelan government, since the 1960, and several other actions of a colonial nature that led the Warao, who survived the tragedies, to promote cycles of forced displacement to regions from Venezuela to Brazil. From the social and political confrontations that the Warao have been facing in the city of Manaus/AM, this dissertation analyzes the impacts and transformations that this ethnic group has been going through, mainly in urban contexts, where they develop adaptive life reproduction practices according to their traditional organization. There is a lot to be faced by the Warao in Brazil, in which the institutions that accompany it have been looking for solutions. However, the vulnerability that indigenous people experience, mainly due to the violation of their human rights as indigenous people, refugees and migrants, has caused constant displacements through Brazilian regions.en
dc.description.abstractEste tejido epistémico de producción indígena habla de la singularidad de la etnia Warao, remontando una historia de más de ocho mil años, cuyo territorio de origen sacraliza la región del Delta del Río Orinoco, más específicamente el estado Delta Amacuro, que actualmente corresponde a la venezolana. Noreste. Constituyendo la segunda población indígena más grande de Venezuela. Según el censo realizado en 2011, los Warao son actualmente aproximadamente 49.000 indígenas. El pueblo Warao ha sido tradicionalmente una sociedad de pescadores y recolectores, sin la presencia de elementos cerámicos. Debido a los fuertes impactos sociales y ambientales provocados por los sucesivos proyectos de desarrollo económico del gobierno venezolano, desde la década de 1960, y varias otras acciones de carácter colonial que llevaron a los Warao, que sobrevivieron a las tragedias, a promover ciclos de desplazamiento forzado a regiones de Venezuela a Brasil. A partir de los enfrentamientos sociales y políticos que han venido enfrentando los Warao en la ciudad de Manaus/AM, esta disertación analiza los impactos y transformaciones que ha estado atravesando esta etnia, principalmente en contextos urbanos, donde desarrollan prácticas de reproducción adaptativa de la vida según su organización tradicional. Hay mucho que enfrentar el Warao en Brasil, en el que las instituciones que lo acompañan han estado buscando soluciones. Sin embargo, la vulnerabilidad que experimentan los pueblos indígenas, principalmente por la violación de sus derechos humanos como indígenas, refugiados y migrantes, ha provocado constantes desplazamientos por las regiones brasileñas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndios latino-americanospt_BR
dc.subjectWarao Indigenousen
dc.subjectColonial impactsen
dc.subjectImpactos na saúdept_BR
dc.subjectReproduction of lifeen
dc.subjectReprodução humana : Aspectos culturaispt_BR
dc.subjectImpactos colonialeses
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectManaus (AM)pt_BR
dc.subjectReproducción de la vidaes
dc.titleReprodução da vida Warao : impactos e transformações a partir do contexto urbano de Manaus/AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131980pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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