Aspectos avaliativos do desenvolvimento infantil na atenção básica
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Objetivo: Revisar na literatura atual como acontece a vigilância da saúde do bebê na atenção básica (AB), bem como, quais os métodos avaliativos utilizados pelos profissionais que trabalham com o público infantil e como acontece o encaminhamento desses bebês com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor para o atendimento especializado. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura. Foi realizada busca nas bases de dados MEDLINE (via PubMed), Cochrane CENTRAL, Lilacs, PEDro e Google Acadêmico, ...
Objetivo: Revisar na literatura atual como acontece a vigilância da saúde do bebê na atenção básica (AB), bem como, quais os métodos avaliativos utilizados pelos profissionais que trabalham com o público infantil e como acontece o encaminhamento desses bebês com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor para o atendimento especializado. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura. Foi realizada busca nas bases de dados MEDLINE (via PubMed), Cochrane CENTRAL, Lilacs, PEDro e Google Acadêmico, do início das bases até setembro/2018. A busca compreendeu os descritores “vigilância da saúde da criança”, “avaliação”, “saúde da criança”, “desenvolvimento infantil” e “atenção básica” associados a seus termos sinônimos. Resultados: Foram encontrados 130 estudos, 32 foram selecionados para análise detalhada, após, 8 foram incluídos na revisão. Verificou-se que as práticas mais comuns são a avaliação do crescimento e orientações aos pais. A utilização de testes específicos para o desenvolvimento não é uma prática comum na AB. Acerca do encaminhamento para o serviço especializado, os artigos que abordam o tema não deixam claro como é feito tal processo. Conclusões: a vigilância do crescimento infantil está bem estruturada na AB, já a vigilância do desenvolvimento infantil encontra muitas barreiras frente ao despreparo dos profissionais. Fazendo-se necessário capacitações para os profissionais das AB. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Fisioterapia.
Coleções
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TCC Fisioterapia (134)
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