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dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorSilva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo dapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-19T04:42:22Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235387pt_BR
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que os processos de comunicação organizacional, amplamente orais, são conformadores da cultura organizacional das organizações/terreiros, bem como da cultura batuqueira como um todo, esta dissertação tem como tema a oralidade no comunicacional batuqueiro. Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa é o de “compreender como a oralidade se materializa para a conformação, manutenção e/ou transformação da cultura organizacional de terreiros do Batuque Gaúcho”. Além disso, como objetivos específicos temos: a) averiguar como a oralidade na cultura organizacional do Batuque Gaúcho é percebida por dirigentes dos terreiros batuqueiros; b) evidenciar os papéis que a oralidade cumpre na experiência cultural dos batuqueiros e suas implicações organizacionais; c) verificar as significações do rito de axé de fala como processo comunicacional, considerando sua centralidade para a oralidade batuqueira; e d) compreender como o rito de “axé de fala” é empregado para instituir e legitimar distinção nas organizações do Batuque Gaúcho. Nos pressupostos teóricos, como lente da pesquisa, mobilizamos alguns dos fundamentos do Interacionismo Simbólico (MEAD, 1972; BLUMER, 1980; FRANÇA, 2007), complementados pela noção de poder (BOURDIEU, 1989). Também realizamos revisão bibliográfica sobre fundamentos do Batuque Gaúcho, suas organizações/terreiros (CORRÊA, 1991 e 2016; SILVEIRA, 2020: ORO, 1988 e 2002; SIMAS; RUFINO, 2018; RUFINO, 2019; TADVALD, 2016; SODRÉ, 2017; dentre outros), e, pela sua centralidade na oralidade da cultura batuqueira, sobre o rito de “axé de fala” como processo comunicacional (RIVIÈRE, 1996; BOURDIEU, 2008). Em relação às noções de cultura e comunicação organizacional nos baseamos, fundamentalmente, nas teorizações de Baldissera (2004, 2007, 2009; dentre outros). De caráter qualitativo, para esta pesquisa realizamos 07 entrevistas semiestruturadas com líderes de organizações/terreiros que cultuam diferentes nações/lados do Batuque Gaúcho. A técnica empregada para estudar os dados de campo foi a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Como principais resultados, o estudo evidenciou que a oralidade cumpre papéis centrais nos processos: a) instituidor de poder; b) sacralizador da organização/terreiro e mantenedor do comum tradicional das diferentes nações/lados; c) da prática em presença; d) de memória do grupo portando poucos registros outros; e e) de dizer sobre as organizações/terreiros. Por sua vez, em relação às significações do rito de “axé de fala”, foi possível compreendermos que ele se materializa como processo comunicacional: a) gerador de mudança de estatuto simbólico e objetivo do Orixá; b) instituidor e legitimador do “poder falar” do Orixá; c) proporcionador de reconhecimento público e sacralizador da organização/terreiro; e d) regulamentador de desvios e preservador da tradição/comunidade batuqueira. Além disso, por meio dos dados empíricos, confirmamos que essas categorias e subcategorias podem ser verificadas em organizações/terreiros de diferentes nações/lados.pt_BR
dc.description.abstractBased on the assumption that organizational communication processes, largely oral, are shapers of the organizational culture of organizations/terreiros, as well as of the batuque culture as a whole, this dissertation takes as its theme orality in batuque communication. In this perspective, the general objective of this research is to "understand how orality materializes for the conformation, maintenance and/or transformation of the organizational culture of Batuque Gaucho terreiros". Besides, as specific objectives we have a) to ascertain how orality in the organizational culture of Batuque Gaúcho is perceived by leaders of the batuque terreiros; b) to highlight the roles that orality fulfills in the cultural experience of batuqueiros and its organizational implications; c) to verify the meanings of the axé de fala rite as a communicational process, considering its centrality to batuque orality; and d) to understand how the "axé de fala" rite is employed to institute and legitimize distinction in Batuque Gaúcho organizations. In the theoretical assumptions, as a research lens, we mobilized some of the foundations of Symbolic Interactionism (MEAD, 1972; BLUMER, 1980; FRANÇA, 2007), complemented by the notion of power (BOURDIEU, 1989). We also conducted a literature review on fundamentals of Batuque Gaúcho, its organizations/terreiros (CORRÊA, 1991 and 2016; SILVEIRA, 2020: ORO, 1988 and 2002; SIMAS; RUFINO, 2018; RUFINO, 2019; TADVALD, 2016; SODRÉ, 2017; among others), and, because of its centrality in the orality of the batuque culture, about the rite of "speaking axé" as a communicational process (RIVIÈRE, 1996; BOURDIEU, 2008). Regarding the notions of culture and organizational communication we base ourselves, fundamentally, on Baldissera's theories (2004, 2007, 2009; among others). Of a qualitative nature, for this research we conducted 07 semi-structured interviews with leaders of organizations/terreiros that worship different nations/territories of Batuque Gaúcho. The technique employed to study the field data was Content Analysis (BARDIN, 2016). As main results, the study evidenced that orality fulfills central roles in the processes: a) instituting power; b) sacralizing the organization/terreiro and maintaining the traditional commonality of the different nations/territories; c) of the practice in presence; d) of group memory carrying few other records; and e) of saying about the organizations/terreiros. In turn, regarding the meanings of the rite of "axé of speech", we were able to understand that it materializes as a communicational process: a) generator of change in the symbolic and objective status of the Orixá; b) institutor and legitimizer of the "power to speak" of the Orixá; c) provider of public recognition and sacralizer of the organization/terreiro; and d) regulator of deviations and preserver of the batuqueira tradition/community. Furthermore, through the empirical data, we confirmed that these categories and subcategories can be verified in organizations/terreiros from different nations/territoriesen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational cultureen
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectBatuque : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectOralityen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectCommunicational batuqueiroen
dc.subjectRite axé of speechen
dc.titleComunicação organizacional e cultura no batuque gaúcho: a oralidade no comunicacional batuqueiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137484pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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