Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFinger, Ingridpt_BR
dc.contributor.authorDutra, Camila Presserpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-19T04:42:12Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235379pt_BR
dc.description.abstractTodo professor sabe que para que suas aulas sejam significativas, ele deve conhecer quem são seus alunos. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo traçar o perfil dos alunos matriculados nos Cursos de Letras/Inglês no semestre de 2021/1, dos currículos de Licenciatura e de Bacharelado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, referente a seu processo de aprendizado do inglês anterior ao ingresso no Curso. A coleta de dados foi feita com participantes convidados que são alunos ingressantes no curso de Letras/Inglês da UFRGS em 2021/1. Os participantes responderam a um formulário digital adaptado do Questionário de Histórico da Linguagem, de Scholl e Finger (2013). Os resultados encontrados a partir desta pequena amostra de 13 participantes demonstram uma prevalência de estudantes do sexo feminino; com média de 20 anos de idade; que estão cursando a graduação pela primeira vez; têm interesse em literatura e filmes; escolhem mais o currículo duplo (Português-Inglês); estudam inglês desde a infância (10 anos de idade); possuem fluência intermediária; e têm pretensão de seguir a carreira de professor. Os resultados aqui encontrados podem ser utilizados para futuros planejamentos dos currículos do Curso de Letras, bem como para que haja um alinhamento de expectativas entre os alunos ingressantes e a instituição de ensino.pt_BR
dc.description.abstractEvery teacher knows that in order for the classes to make sense for the students we must know who they are. Therefore, the objective of this research was to assess the students' profile in the Letras course from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) who began their studies in 2021/1, in both the teaching degree and the translator degree. The sample involved the students that were enrolled in the English disciplines in order to understand who they are and their experiences in English prior to the undergraduation course. The participants were invited to answer a series of questions in an online form that was adapted from the Language Background Questionnaire (Scholl and Finger, 2013). A total of 13 undergraduates answered the questions and the results indicated that the sample was mostly formed by female students; their average age was approximately 20 years old; most students are starting their first and only undergraduate course; they show a strong interest in literature and movies; are enrolled in the Portuguese-English curriculum; have been studying English since childhood (10 years old); have an intermediary level of L2 proficiency, and want to pursue the teaching career. The importance of this research was to provide a guide to future changes in the course and to demonstrate the interests and experiences that characterize the group of Letras’ students. Thus, the University and its upcoming students can better understand what is offered and expected.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudents’ profileen
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLanguage history background questionnaireen
dc.subjectCurso de Letraspt_BR
dc.subjectBilingualismen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectEnglishen
dc.subjectUFRGSen
dc.titleO perfil dos alunos do curso de letras inglês da UFRGS : um estudo quantitativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137094pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples