Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEndruweit, Magali Lopespt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Jonas Augustopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-19T04:41:30Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235352pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe a narração como um exercício de intersubjetividade e um caminho para o aprendizado da escrita. O objetivo deste trabalho é fazer uma discussão a respeito do aprendizado da escrita quando balizado pela prática da narração. Para isso, o trabalho se divide em três partes. A primeira traz experiências de sala de aula na forma de um relato, servindo de ponto de partida para a discussão. A segunda parte descreve a concepção de língua que baseia as reflexões subsequentes a partir da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste, que tem na intersubjetividade um aspecto constitutivo do homem e da língua. Ainda nessa seção, descrevo alguns dos desafios impostos pela enunciação escrita a serem facilitados pela prática da narração. Na terceira parte as particularidades da narração são descritas ao mesmo tempo em que são relacionadas com as questões de escrita. O percurso descrito traz a narração como uma forma de balizar o aprendizado da escrita, colocando a singularidade de quem escreve no centro dessa tarefa, evidenciando aspectos da língua que são importantes para o processo de escrita e aprendizado.pt_BR
dc.description.abstractThis bachelor’s thesis proposes storytelling as an exercise in intersubjectivity and a way to learn writing. The aim of this work is to make a discussion about learning to write when guided by the practice of narration. For this purpose, this work is divided into three parts. The first one brings classroom experiences in the form of a personal report, serving as a starting point for the following discussion. The second part describes the concept of language through Emile Benveniste’s Linguistics of Enunciation, which has in intersubjectivity a constitutive aspect of both man and language, and on which the subsequent reflections are based. Within this same section, the challenges posed by the written form of enunciation are described and discussed. The hypothesis is that the practice of narration can facilitate this process. In the third part, the particularities of the narration are described and discussed concerning the challenges of writing. The path described in this thesis brings narration as a way to guide the learning of writing, placing the singularity of those who write at the center of this task, highlighting language aspects that are key to the writing and learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarraçãopt_BR
dc.subjectNarrationen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectEnunciationen
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectSubjetividade na linguagempt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.titleEscrever é construir : a narração como matéria-primapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137493pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples