Hábito de leitura de estudantes do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Reflete a importância do hábito de leitura dos estudantes do curso de Biblioteconomia da UFRGS do primeiro semestre de 2015. Na revisão bibliográfica são abordados assuntos relacionados a práticas sobre hábito de leitura. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário com questões fechadas, abertas e de múltipla escolha, que foi aplicado com ajuda do COMGRAD/BIB. Apresenta os resultados através de gráficos e análises a partir d ...
Reflete a importância do hábito de leitura dos estudantes do curso de Biblioteconomia da UFRGS do primeiro semestre de 2015. Na revisão bibliográfica são abordados assuntos relacionados a práticas sobre hábito de leitura. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário com questões fechadas, abertas e de múltipla escolha, que foi aplicado com ajuda do COMGRAD/BIB. Apresenta os resultados através de gráficos e análises a partir do que foi alcançado nos questionários. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer os hábitos de leitura de estudantes do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, buscando traçar um perfil das suas preferências de leitura e verificar a frequência dos formatos de documentos que os estudantes utilizam, bem como a quantidade de tempo dedicada a essa prática. O estudo concluiu de que para desenvolver o hábito de leitura e a prática da leitura e da escrita é importante atribuir valor ao conceito de leitura, na medida em que isso não pode ser considerado apenas mecânico, porque dá fluência e permite boa expressão. Esse é um dos aspectos necessários, mas não é tão suficiente, uma vez que se entende a leitura também como uma técnica interacional entre o leitor e o autor. ...
Abstract
It reflects the importance of reading habits of students in the first half of 2015’s Librarianship program of UFRGS. In the literature review (matters related to) reading habits are discussed. This is a descriptive quantitative approach. For the data collection a questionnaire with closed, open and multiple-choice questions was applied with the help of COMGRAD/BIB. It presents the results using graphs and analyses from what was achieved in the questionnaires. This research aimed to learn about ...
It reflects the importance of reading habits of students in the first half of 2015’s Librarianship program of UFRGS. In the literature review (matters related to) reading habits are discussed. This is a descriptive quantitative approach. For the data collection a questionnaire with closed, open and multiple-choice questions was applied with the help of COMGRAD/BIB. It presents the results using graphs and analyses from what was achieved in the questionnaires. This research aimed to learn about the reading habits of students of Library Science from the School of Library Science and Communication of UFRGS, intending to draw a profile of their reading preferences and check the frequency of document formats that students use and the amount of time devoted to this practice. The study concluded that to develop the habit of reading and the practice of reading and writing, it is important to attribute value to the concept of reading, insofar as this can not be considered merely mechanical, because it gives fluency and allows good expression. This is one of the necessary aspects, but it is not enough, since reading is also understood as an interactional technique between the reader and the author. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License