Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
History teaching, africanities and disruption of stereotypes in anti-racist teacher training
Assunto
Resumo
O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento Uniafro/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articuladas no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construç ...
O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento Uniafro/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articuladas no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva ...
Abstract
The article discusses the impacts of the study of Africanities in the continuing education of teachers, in the Uniafro / UFRGS Improvement Course, who work in early childhood education and in the early years of elementary school. It shares ongoing study considerations in the area of research in Education, articulated with the aim of understanding the implementation of Afro-Brazilian history teaching as an affirmative curricular action. The partial results demonstrate the existence of constructi ...
The article discusses the impacts of the study of Africanities in the continuing education of teachers, in the Uniafro / UFRGS Improvement Course, who work in early childhood education and in the early years of elementary school. It shares ongoing study considerations in the area of research in Education, articulated with the aim of understanding the implementation of Afro-Brazilian history teaching as an affirmative curricular action. The partial results demonstrate the existence of construction processes of stereotypes and destabilization of teaching subjectivities, in the consolidation of the Education of Ethnic-Racial Relations in school spaces. Analytical references are the thinkers Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes and Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva ...
Contido em
Revista História Hoje. São Paulo, SP. Vol. 9, n. 17 (2020), p. 35-57
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40091)Ciências Humanas (6899)
Este item está licenciado na Creative Commons License