Recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual produzido por fabricação digital
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A educação inclusiva é um direito das pessoas com deficiência, assegurado por lei, e deve ser ofertada em todos os níveis de ensino. Porém, para os alunos com deficiência visual não são disponibilizados os recursos adequados ao exercício desse direito. O produto desenvolvido nesse trabalho consiste em um kit multissensorial para auxílio ao ensino-aprendizagem da reprodução das angiospermas elaborado por meio de uma metodologia baseada em dois métodos da IDEO. O kit é composto por um conjunto de ...
A educação inclusiva é um direito das pessoas com deficiência, assegurado por lei, e deve ser ofertada em todos os níveis de ensino. Porém, para os alunos com deficiência visual não são disponibilizados os recursos adequados ao exercício desse direito. O produto desenvolvido nesse trabalho consiste em um kit multissensorial para auxílio ao ensino-aprendizagem da reprodução das angiospermas elaborado por meio de uma metodologia baseada em dois métodos da IDEO. O kit é composto por um conjunto de peças contendo modelos tridimensionais que auxiliam o aluno na compreensão de cada parte da estrutura da flor e de seu processo de reprodução. Além de um modelo 3D da flor desmontável, em dimensões que facilitam a explicação desse conteúdo pelo professor para todos os alunos, bem como, um sistema de audiodescrição dos modelos tridimensionais e adaptação do conteúdo em braille e fonte ampliada. Os materiais desenvolvidos podem ser reproduzidos por meio de técnicas de fabricação digital e foram projetados para serem disponibilizados em repositórios on-line. ...
Abstract
Inclusive education is a right of persons with disabilities, guaranteed by law, and must be offered at all levels of education. However, for students with visual impairment, adequate resources are not available for the exercise of this right. The kit was elaborated through a methodology based on two IDEO methods. The kit consists of a set of pieces containing three-dimensional models that help the student in understanding each part of the flower structure and its reproduction process. In additi ...
Inclusive education is a right of persons with disabilities, guaranteed by law, and must be offered at all levels of education. However, for students with visual impairment, adequate resources are not available for the exercise of this right. The kit was elaborated through a methodology based on two IDEO methods. The kit consists of a set of pieces containing three-dimensional models that help the student in understanding each part of the flower structure and its reproduction process. In addition to a 3D model of the collapsible flower, in dimensions that facilitate the explanation of this content by the teacher for all students, as well as an audiodescription system of three-dimensional models and adaptation of the content in braille and magnified source. The materials developed can be reproduced using digital manufacturing techniques and are designed to be made available in online repositories. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Coleções
-
TCC Design (387)
Este item está licenciado na Creative Commons License