A experiência estética em modelos teóricos de experiência do usuário
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Resumo
As experiências do usuário são dependentes da maneira com que ele interage com determinado produto. Apesar do usuário experimentar o produto como um todo, é possível identificar três componentes ou níveis de experiência: prazer estético, atribuição de significado e resposta emocional. Cada nível de experiência tem seus próprios processos, embora estejam altamente relacionados. Esses processos ficam claros quando se referem à forma que o indivíduo compreende/interpreta um produto (significado) o ...
As experiências do usuário são dependentes da maneira com que ele interage com determinado produto. Apesar do usuário experimentar o produto como um todo, é possível identificar três componentes ou níveis de experiência: prazer estético, atribuição de significado e resposta emocional. Cada nível de experiência tem seus próprios processos, embora estejam altamente relacionados. Esses processos ficam claros quando se referem à forma que o indivíduo compreende/interpreta um produto (significado) ou a forma como ele responde emocionalmente (emocional), porém diferentes processos também se aplicam às respostas estéticas do indivíduo, e esses são mais difíceis de identificar. A percepção estética está diretamente relacionada com uma experiência. Somente parte da experiência do usuário com um produto é uma experiência estética, mas a experiência como um todo não é estética. Nesse contexto, foram identificados, por meio de revisão de literatura, diferentes modelos teóricos de experiência de usuário, com o objetivo de compreender como a experiência estética é abordada. Foram analisados cinco modelos teóricos de experiência do usuário. A partir do estudo dos modelos, foi possível identificar os aspectos relacionados com a experiência estética na interação usuário-produto. Nota- -se que a experiência estética está diretamente relacionada com a experiência emocional, assim como é fundamental uma abordagem multissensorial para alcançar essa experiência. ...
Contido em
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 594-610
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5586)Ciências Sociais Aplicadas (1104)
Este item está licenciado na Creative Commons License