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dc.contributor.advisorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorMega, Daniel Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2021-10-27T04:25:40Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231264pt_BR
dc.description.abstractA criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), no ano de 2008, foi um marco significativo nas políticas públicas para a educação profissional no Brasil. Com o objetivo de ministrar, prioritariamente, educação profissional técnica de nível médio, os IFs devem estar articulados ao dinamismo histórico dos contextos em que estão inseridos. Passada mais de uma década de sua criação, os cursos de ensino médio integrado à educação profissional, particularmente os ofertados pelos IFs, ainda encontram dificuldades em institucionalizar práticas baseadas na integração dos conhecimentos de formação geral com os de formação específica. Por esse motivo, encontrar caminhos que possibilitem essa integração é um desafio importante para essas instituições. Defendemos a tese de que uma via possível para o enfrentamento desse problema, passa por estimular o desenvolvimento de comunidades de prática (CoP), entendidas como potenciais espaços não formais de aprendizagem, que promovam condutas educativas capazes de integrar os conhecimentos propedêuticos e técnicos. Nossa pesquisa se divide em quatro estudos. O primeiro é uma revisão da literatura, nacional e internacional, que investiga a utilização do conceito de comunidades de prática no ensino de ciências. Nos dois estudos seguintes empreendemos esforços para realizar pesquisas empíricas sobre dois grupos sociais que se mostravam prováveis comunidades de prática e que se caracterizavam pelo desenvolvimento de projetos orientados pelos princípios de autogestão, participação colaborativa e por um modelo de desenvolvimento de projetos que preza pela autonomia dos participantes e pela liberdade do conhecimento. No Estudo II investigamos em profundidade o funcionamento do Centro de Tecnologia Acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tal, realizamos uma pesquisa etnográfica que permitiu apurar em que medida os elementos constituintes de uma comunidade de prática estavam presente na atuação do grupo. No Estudo III voltamos nossa atenção para o contexto dos Institutos Federais e desenvolvemos uma pesquisa narrativa sobre Núcleo de Tecnologias Livres do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande. Essa pesquisa narrativa permitiu compreender como se deu o processo de implementação e tentativa de consolidação do Núcleo no IFRS. Ambas as investigações empíricas somadas à revisão da literatura e aos referenciais teóricos sobre comunidade de prática forneceram as bases necessárias para que o último estudo fosse construído. O ensaio teórico que compõe o Estudo IV propõe diretrizes para o cultivo de comunidades de prática nos IFs, são elas: Primeira Diretriz – Reconhecer o valor das comunidades de prática para a promoção da formação integral; Segunda Diretriz – Definir um empreendimento conjunto capaz de possibilitar a formação integral; Terceira Diretriz – Promover um modelo de gestão capaz de estimular e fortalecer o compromisso mútuo; Quarta Diretriz – Viabilizar condições para a criação e o uso de um repertório compartilhado; e Quinta Diretriz – Criar pontes com a sociedade divulgando e avaliando os resultados. Entendemos que essas cinco diretrizes constituem um referencial teórico capaz de auxiliar os profissionais dos Institutos Federais a criar um terreno adequado para que as comunidades de prática sejam cultivadas dentro de suas instituições.pt_BR
dc.description.abstractThe creation of Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), in 2008, was a significant milestone in public policies for professional education in Brazil. In order to give, as a priority, technical high school professional education, IFs must be articulated to the historical dynamism of the contexts in which they are inserted. After more than a decade of its creation, high school courses integrated with professional education, particularly those offered by IFs, still find it difficult to institutionalize practices based on the integration of knowledge of general formation with those of specific formation. For this reason, finding ways to enable this integration is an important challenge for these institutions. We defend the thesis that a possible way to face this problem is to stimulate the development of communities of practice (CoP), understood as potential non-formal learning spaces, that promote educational conducts capable of integrating propaedeutic and technical knowledge. Our research is divided into four studies. The first is a national and international literature review that investigates the use of the concept of communities of practice in science education. In the following two studies, we made efforts to conduct empirical research on two social groups that proved to be probable communities of practice and that were characterized by the development of projects guided by the principles of self-management, collaborative participation and by a model of project development that values the autonomy of participants and the freedom of knowledge. In Study II we investigated in depth the functioning of Centro de Tecnologia Acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). To this end, we conducted an ethnographic research that allowed us to determine to what extent the constituent elements of a community of practice were present in the group performance. In Study III we turned our attention to the context of Institutos Federais and developed a narrative research about Núcleo de Tecnologias Livres do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande. This narrative research allowed us to understand how the process of implementation and attempt to consolidate the Núcleo de Tecnologias Livres happened at IFRS. Both empirical investigations added to the literature review and the theoretical references about community of practice provided the necessary bases for the last study to be built. The theoretical essay that makes up Study IV proposes guidelines for the cultivation of communities of practice in IFs, they are: First Guideline - Recognize the value of communities of practice for the promotion of integral formation; Second Guideline - Define a joint enterprise capable of enabling integral formation; Third Guideline - Promote a management model capable of stimulating and strengthening mutual commitment; Fourth Guideline - Enable conditions for the creation and use of a shared repertoire; and Fifth Guideline - Create bridges with society by disseminating and evaluating the results. We understand that these five guidelines constitute a theoretical reference capable of assisting professionals from Institutos Federais to create an adequate ground for communities of practice to be cultivated within their institutions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunities of practiceen
dc.subjectComunidades de práticapt_BR
dc.subjectNon-formal learning spacesen
dc.subjectFormação integralpt_BR
dc.subjectInstitutos federais de educação, ciência e tecnologiapt_BR
dc.subjectIntegral formationen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectIntegrated high schoolen
dc.titleComunidades de prática como espaços integradores nos Institutos Federaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.identifier.nrb001131989pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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