Habilidades sociais em grupos de pesquisa consolidados
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Data
2021Autor
Tipo
Outro título
Social skills in consolidated groups of research
Assunto
Resumo
O artigo analisa a organização das atividades científicas a partir do processo de institucionalização de cinco grupos de pesquisa consolidados, sediados na UFRGS. O estudo mobilizou conceitos da perspectiva neoinstitucionalista para pensar sobre a relação entre os pesquisadores e as estruturas sociais onde eles estão imersos. O foco temático proporciona a aproximação de pesquisadores e novas gerações, fazendo com que o surgimento dos grupos não seja produto de um encontro casual, mas de habilid ...
O artigo analisa a organização das atividades científicas a partir do processo de institucionalização de cinco grupos de pesquisa consolidados, sediados na UFRGS. O estudo mobilizou conceitos da perspectiva neoinstitucionalista para pensar sobre a relação entre os pesquisadores e as estruturas sociais onde eles estão imersos. O foco temático proporciona a aproximação de pesquisadores e novas gerações, fazendo com que o surgimento dos grupos não seja produto de um encontro casual, mas de habilidade social, em busca de cooperação, produtividade e interesses de carreira. Esse modelo de organização da atividade científica exemplifica a amplitude que pode ser alcançada quando a pesquisa é realizada de forma cooperativa. ...
Abstract
The article analyzes the organization of the scientific activities from the process of institutionalization of five consolidate groups of research, hosted in the UFRGS. The study mobilized concepts from the “new-institutionalist” perspective to think about the relationship between researchers and the social structures in which they are embedded. The thematic focus propitiated the approach of the researchers and new generations, making with that its sprouting was not product of an accidental mee ...
The article analyzes the organization of the scientific activities from the process of institutionalization of five consolidate groups of research, hosted in the UFRGS. The study mobilized concepts from the “new-institutionalist” perspective to think about the relationship between researchers and the social structures in which they are embedded. The thematic focus propitiated the approach of the researchers and new generations, making with that its sprouting was not product of an accidental meeting of the researchers, but of social skill, in search of cooperation, productivity and career interests. This model of organization of the scientific activities would is example the amplitude that can be reached when the research is carried through of cooperative form. ...
Contido em
Revista espaço acadêmico. Maringá, PR. Vol. 21, n. 230 (set./out. 2021), p. 366-386
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