Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBevilacqua, Cleci Reginapt_BR
dc.contributor.authorPinto, Natália Antunespt_BR
dc.date.accessioned2021-10-09T04:59:14Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230633pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca contribuir com a atividade desenvolvida pelos professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) em escolas brasileiras de Ensino Médio (EM - Enseñanza Secundaria, nos países de idioma castelhano). O objetivo do trabalho foi fazer uma análise da matriz curricular do Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Sul (RS), a fim de identificar se o ensino do léxico está contemplado no documento e de que maneira é contemplado. Buscamos, assim, promover uma reflexão sobre o lugar do léxico e sua importância neste nível de ensino. Essa análise, de caráter documental, foi feita a partir dos termos léxico, vocabulário, palavra(s) e expressões que foram consultados no documento. A partir dos dados, fizemos uma análise quantitativa e também qualitativa da relação feita entre a referência aos termos e as habilidades e objetos de conhecimento em que apareciam. Antes de proceder a análise, foi necessário apresentar brevemente os documentos em que a matriz é baseada, principalmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Para dar sustentação à análise, foi necessário fazer uma revisão teórica sobre aspectos referentes às definições de léxico, vocabulário e expressões idiomáticas, além das competências que se espera que sejam desenvolvidas no ensino-aprendizagem de línguas, como é o caso das competências léxica, linguística e comunicativa. Com base na análise que fizemos, identificamos que os termos léxico, vocabulário e expressões aparecem no documento; portanto, o léxico é referido. No entanto, a análise quantitativa mostrou que há uma disparidade com relação à distribuição dos termos ao longo dos três anos do EM, principalmente, nas referências ao termo léxico, pois, no primeiro ano, há nove ocorrências e nos outros dois anos, nenhuma. Por sua vez, a análise qualitativa permitiu observar que essas referências são genéricas e não são indicados de forma clara os conteúdos ou possíveis temas a serem trabalhados com relação ao léxico. Além disso, a partir da análise das habilidades e dos objetos de conhecimento, procuramos identificar alguns conteúdos ou temas que poderiam ser trabalhados. Com os resultados aqui apresentados, esperamos trazer subsídios que auxiliem os professores em relação ao ensino do léxico nas aulas de ELE como também promover uma reflexão sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo busca contribuir con la actividad desarrollada por los profesores de Español como Lengua Extranjera (ELE) en las escuelas brasileñas de Ensino Médio (EM - Enseñanza Secundaria, en los países de habla castellana). El objetivo del trabajo fue hacer un análisis de la matriz curricular del EM del Estado del Rio Grande do Sul (RS), con la finalidad de identificar si la enseñanza del léxico está contemplada en el documento y de qué manera. Buscamos, de esa manera, promover una reflexión acerca del lugar del léxico y su importancia en ese nivel de enseñanza. Dicho análisis, de carácter documental, se hizo a partir de los términos léxico, vocabulário, palavra(s) y expressões, que fueron identificados en el documento. A partir de los datos, hicimos un análisis cuantitativo y también cualitativo a partir de la relación establecida entre la referencia a los términos y las habilidades y objetos de conocimiento en que aparecían. Antes de iniciar el análisis, fue necesario presentar brevemente los documentos en los que la matriz se basa, principalmente, la Base Nacional Comum Curricular (BNCC) y el Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Para sostener el análisis, fue necesario hacer una revisión teórica acerca de los aspectos teóricos referentes a las definiciones de léxico, vocabulário y expresiones idiomáticas, además de las competencias que se espera que sean desarrolladas en la enseñanza-aprendizaje de lenguas, como es el caso de las competencias léxica, lingüística y comunicativa. Basado en el análisis llevado a cabo, identificamos que los términos léxico, vocabulário y expresiones aparecen en el documento; así que, el léxico está referido en el documento. Sin embargo, el análisis cuantitativo nos permitió observar que dichas referencias son genéricas y que no son indicados de forma clara los contenidos o posibles temas a ser trabajados en relación con el léxico. Además, a partir del análisis de las habilidades y de los objetos de conocimiento, buscamos identificar algunos contenidos o temas que pueden ser trabajados. Esperamos que, con los resultados obtenidos, podamos ofrecer subsidios que puedan auxiliar a los profesores respecto de la enseñanza del léxico en las clases de ELE como también promover una reflexión sobre el tema.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnseñanza de Español como Lengua Extranjeraes
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (espanhol)pt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectEnseñanza Mediaes
dc.subjectEnsino médio : Argentinapt_BR
dc.subjectCompetencia Léxicaes
dc.subjectCompetencia Comunicativaes
dc.subjectLexico : Ensinopt_BR
dc.subjectCompetência linguísticapt_BR
dc.subjectCompetência comunicativapt_BR
dc.titleAnálisis de la matriz de enseñanza del Estado de Rio Grande do Sul : la presencia del léxico en las clases de Español como Lengua Extranjera (ELE)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTeer, Jacqueline Vaccaropt_BR
dc.identifier.nrb001131684pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples