Análise das recercadas de Diego Ortiz sobre o madrigal O Felici Occhi Miei à luz do Tratado de Glosas (1553), do próprio Ortiz
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação analisa os procedimentos de diminuição utilizados por Diego Ortiz (1525- 1570) no processo de composição de suas quatro recercadas sobre o madrigal O felici occhi miei (Ó felizes olhos meus), de Jacques Arcadelt (1505-1568), constantes no Libro Segundo do Tratado de Glosas (Roma, 1553) de autoria do próprio Ortiz. No tratado, dividido em duas partes, Ortiz usa o termo glosas como sinônimo de diminuição, prática improvisatória renascentista de embelezamento de melodias, baseada ...
Esta dissertação analisa os procedimentos de diminuição utilizados por Diego Ortiz (1525- 1570) no processo de composição de suas quatro recercadas sobre o madrigal O felici occhi miei (Ó felizes olhos meus), de Jacques Arcadelt (1505-1568), constantes no Libro Segundo do Tratado de Glosas (Roma, 1553) de autoria do próprio Ortiz. No tratado, dividido em duas partes, Ortiz usa o termo glosas como sinônimo de diminuição, prática improvisatória renascentista de embelezamento de melodias, baseada no uso de modelos pré-estabelecidos. O Tratado de Glosas é escrito de maneira didática, dividido em dois livros: o Libro Primero, que apresenta um extenso catálogo de exemplos de glosas sobre intervalos e cadências, e o Libro Segundo, que traz a aplicação prática destas glosas ao repertório e à prática improvisatória. A pesquisa iniciou com o estudo sobre o tratado e suas circunstâncias, bem como do madrigal de Arcadelt que serviu de base para Ortiz compor suas recercadas. Também foi necessário investigar as origens da recercada e sua importância no desenvolvimento da música instrumental autônoma para entender o percurso musical e pedagógico proposto por Ortiz. Na análise das quatro recercadas sobre O felici occhi miei foi possível constatar que Ortiz utilizou seu Libro Segundo como uma aplicação direta das glosas do Libro Primero, para demonstrar o uso das glosas melódicas e cadenciais aplicadas sobre uma melodia preexistente, o madrigal de Arcadelt. Constatamos também que, ao longo das quatro recercadas, Ortiz faz uso cada vez mais engenhoso das glosas, passando a utilizá-las apenas parcialmente, sobrepondo-as e também criando glosas livres e longas, que se assemelham ao tocar improvisado. O propósito desta pesquisa na área das Práticas Interpretativas é oferecer subsídios para que intérpretes do século XXI possam pensar suas ações e decisões em relação à música instrumental do século XVI, de acordo com os processos de diminuição estabelecidos por Ortiz em seu Tratado de Glosas. ...
Abstract
This dissertation analyzes the diminution used by Diego Ortiz (1525-1570) in the process of composing his recercadas regarding the madrigal O felici occhi miei (Oh happy eyes of mine), by Jacques Arcadelt (1505-1568), contained in the Libro Segundo of the Tratado de Glosas (Rome, 1553), by Ortiz. In the treatise, divided into two parts, Ortiz uses glosas as a synonym for diminution, a renaissance-improvisatory practice of embellishing melodies based on pre-established models. Tratado de Glosas ...
This dissertation analyzes the diminution used by Diego Ortiz (1525-1570) in the process of composing his recercadas regarding the madrigal O felici occhi miei (Oh happy eyes of mine), by Jacques Arcadelt (1505-1568), contained in the Libro Segundo of the Tratado de Glosas (Rome, 1553), by Ortiz. In the treatise, divided into two parts, Ortiz uses glosas as a synonym for diminution, a renaissance-improvisatory practice of embellishing melodies based on pre-established models. Tratado de Glosas is didactically written, divided into two parts: Libro Primero, which presents an extensive catalog of examples of glosas on intervals and cadences, and Libro Segundo, which brings the practical application of these glosas to the repertoire and the improvisation practice. The research began with the study of the treaty and its circumstances and the madrigal of Arcadelt, which served as the basis for Ortiz to compose his recercadas. To understand Ortiz's musical and pedagogical path, it was also necessary to investigate the origins of the recercadas and their importance in developing autonomous instrumental music. In the analysis of the four recercadas in O felici occhi miei, it was possible to verify that Ortiz used his Libro Segundo as a direct application of the glosas present in Libro Primero, to demonstrate the use of melodic and cadential glosas applied to a preexisting melody, the madrigal by Arcadelt. We also found that, over the four recercadas, Ortiz makes increasingly ingenious use of glosas, using them only partially, overlapping them, and creating free and long glosas, which resemble improvised playing. The purpose of this research in Performance Practices is to provide subsidies so that twenty-first-century performers can consider their actions and decisions concerning sixteenth-century instrumental music, according to the processes of diminution established by Ortiz in his Tratado de Glosas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2889)Música (416)
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